sexta-feira, janeiro 29, 2021

THE WHO: vocal volta atrás em "o que o Rock tem a ver com isso".

Após afirmar que o Rock'n'Roll não seria afetado pelo Brexit, Roger Daltrey, uma das maiores celebridades que apoiaram saída do Reino Unido da União Europeia, assinou uma carta para reclamar dos impactos negativos do Brexit na música. 

Roger Daltrey, 76 anos, vocalista do grupo THE WHO, ator e artista solo, entrou em polêmica novamente no que concerne ao Brexit. O veterano do Rock'n'Roll assinou uma carta aberta pedindo que retirada da obrigação de visto para a entrada de musicistas britânicos, e seus equipamentos, na União Europeia. Tal fato foi relatado pelos sites britânicos NME, Independent e outros como se o cantor estivesse voltando atrás em uma declaração de março de 2019, quando disse que "isso (o Brexit) não interferiria no Rock 'n' Roll".




Foto: divulgação

O cantor, que até então era uma das maiores celebridades a apoiar o Brexit (trocadilho para British Exit), respondeu a repórter Bethany Minelle, do site Sky News, em uma entrevista no estádio de Wembley, que o Brexit NÃO seria ruim para a indústria musical. Ele acrescentou: "O que isso (o Brexit) tem a ver com o Rock'n'Roll"? Ao se questionado como ele pretendia fazer turnês pela Europa depois do Reino Unido sair da União Europeia, a reação do cantor foi "Oh, querida, como se nós não fizéssemos turnês pela Europa antes da porra da União Europeia. Larga a mão. Se você quiser ser governada pela merda da Máfia, vá em frente. É como ter a Fifa no governo".

Todavia, quase dois anos depois, Daltrey percebeu que saída do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) da União Europeia (que possui 27 Estados-membros) é maléfica para a música. Em 20 de janeiro, o frontman do THE WHO assinou a carta que a Incorporated Society of Musicians, encabeçada por nomes como STING, LIAM GALLAGHER, ED SHEERAN, ELTON JOHN e mais cem artistas, publicou no jornal The Times pedindo o fim das restrições de mobilidade criadas após o Brexit. 



No vídeo acima, a entrevista de Daltrey de 2019, quando afirmou que o Rock'n'Roll não seria afetado pelo Brexit.

De acordo, novamente, com Bethany Minelle, do Sky News, desde que o Reino Unido deixou a UE  a liberdade de movimento acabou. Assim, os artistas Reino Unidenses  que desejem fazer tours na UE devem  buscar licenças separadas para trabalhar em muitos dos 27 Estados-membros, tendo de pagar autorização para cruzar as fronteiras, o que torna as viagens limitadas e muito mais caras. 

O NME conversou com o ator e  voz de muitos sucessos como "Without Your Love" sobre essa nova atitude. Daltrey afirmou não ter mudado de ideia, estando feliz de estar livre de Bruxelas (cidade onde fica a maioria das instituições constitucionais e  organismos da UE), não da Europa. 

"Eu acho que o governo britânico deveria ter flexibilizado as restrições para musicistas e atores como sua maior prioridade. Toda turnê, atores individuais e musicistas deveriam ser tratados como qualquer outra 'mercadoria' do ponto de vista de se ter só uma mesma papelada para se entrar na União Europeia. A Suíça faz fronteira com cinco países da UE e comércio é feito eletronicamente e sem atritos. Por que não podemos ser assim?", indagou o artista ao site Telegraph.


 
Daltrey num belo momento de sua carreira solo,  em 1977.

Finalizando, de acordo com o Sky News, a Indústria Musical há muito alertou que o Brexit, sem um acordo específico para os artistas, tornaria as turnês pela União Europeia proibitivamente caras e complicadas para muitos artistas, especialmente os menores. A questão voltou a ganhar impulso em janeiro de 2021, quando uma petição online, pedindo que a autorização de viagens para trabalho cultural seja feita sem visto, atraiu mais de 267.000 assinaturas no Reino Unido.

SITES RELACIONADOS (em inglês) :

https://www.nme.com/news/music/people-are-calling-out-the-whos-roger-daltrey-for-his-previous-brexit-comments-2860916

https://news.sky.com/story/roger-daltrey-responds-to-backlash-over-post-brexit-music-touring-comments-12194421

https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/news/roger-daltrey-brexit-music-industry-eu-visas-b1791313.html

https://www.telegraph.co.uk/music/artists/roger-daltrey-backing-brexit-rock-music-peaked-1971/

https://www.belfasttelegraph.co.uk/entertainment/music/news/roger-daltrey-denies-changing-brexit-views-after-signing-music-visa-letter-39992235.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário