domingo, maio 26, 2019

BON JOVI: as músicas mais afrontosas da banda.


Dedicado a Felipe F. Joaquim.

Formada em 1983 no estado de Nova Jérsei, a banda BON JOVI é fenômeno comercial bem sucedido dos anos 1980. O grupo superou em números os inúmeros conjuntos contemporâneos do Hard Rock, tendo vendido mais de 130 milhões de discos e sendo hoje, 2019, segundo informações da revista Rolling Stone, a segunda banda de Rock com o maior cachê do planeta, perdendo somente para o U2. Muito desse sucesso vêm das inúmeras baladas românticas como "Bed of Roses", "I'be there for you" etc que fizeram o conjunto ganhar a incomoda carapuça entre os headbangers de ser "água com açúcar", "mela cueca" e outros adjetivos não muito adjetivosos. 





Jon Bon Jovi em 1989 com camiseta da União Soviética.

Ainda que no DVD "Slippery When Wet: the videos", 1987, o ex-guitarrista Richie Sambora afirme categoricamente que eles não são uma banda política ou nunca se envolveriam com política, é de longa data o apoio do dono da banda, o cantor Jon Bon Jovi, ao Partido Democrata; que é o mais "progressista" dos maiores partidos políticos estadunidenses. O que Sambora também ignorou com seu comentário é que muitas letras de músicas do BON JOVI  e do JON BON JOVI em sua posterior carreira solo fazem alusões à problemas sociais e críticas ao autoritarismo; sendo portanto atos políticos. Também de New Jersey é BRUCE SPRINGSTEEN, cantor cuja trajetória é marcada por defender e enaltecer os trabalhadores em suas canções; além de ativismo social. SPRIGSTEEN é assumidamente a maior influência de Jon, tanto que muitas canções do BON JOVI fazem alusão à classe trabalhadora; incluindo sucessos como "Livin' in a Prayer", "Born to be my baby" e outras que são românticas, mas sem deixar de  falar de greves, más condições sociais e outros mazelas que atingem os mais pobres.




BON JOVI homenageando os fãs soviéticos em 1989, quando se apresentou no MOSCOW MUSIC PEACE FESTIVAL junto com CINDERELLA, SKID ROW, OZZY OSBOURNE, SCORPIONS e bandas russas GORKY PARK, NUANCE e BRIGADA S.

O Rock Dissidente apresenta então as que entendemos as canções mais afrontosas lançadas pela banda BON JOVI.  São as músicas mais "tapa na cara" da sociedade, do sistema que gera as desigualdades que prejudicam a maioria da população, os trabalhadores, em benefício de uma minoria que não se importa com eles. Aos mais pobres, aqueles sofrem para pagar as contas dos mais ricos, envoltos em vícios e frustrações, que a banda dedicou muita de sua inspiração.

01 . Runaway (1984).



"Uma carrerinha diferente toda noite,

Com a garantia de derreter seu cérebro,

Eu te vi pelas rua me chamando para a balbúrdia,

Então você se senta sozinha em casa,

Pois não sobra mais o que fazer,

Só estão as fotografias penduradas nas sombras lá,

Para te encarar de volta".

02 . King of the Mountain (1985).




"Você gasta sua vida trampando das 09 às 17,

É como se estivesse preso,

Seu chefe vem dizer "hey, moleque, cê serve de nada",

Com um pouco de mágica no ar para nos fazer vivos, eles não conseguirão nos menosprezar,

Ninguém poderá".*

03 . To the Fire (1985).



"Quando você faz parte de uma sociedade,

Que mata a inocência em seu coração,

Quando você conflita o autoritário,

Eu olho bem nos olhos dele,

Já que tudo que te tínhamos era nossa inocência,

Tudo que tínhamos era nosso coração para tentar vencer a luta...".

04 . Fear (1992).



"Você não é alguém que pode arriscar,
Você vive e respira trabalhando das 09 às 17,
Ainda assim, é isso que você chama de vida,
Isso é sobrevivência pra mim,
E sobrevivência é viver para morrer com medo".

05 . Someday will be Saturday Night (1994).



"Eu não consigo manter um emprego, onde eu pertenço?

Estou dormindo em meu carro, e meus sonhos seguem sem mim,

Meu nome é Billy Jean, meus sonhos foram comprados e vendidos,

Eu só tenho tenho dezesseis, mas me sinto como se tivesse cem anos,

Meu pai adotivo chegou e me estuprou,

A vida nas ruas não é muito melhor, mas ao menos eu sou pago por isso".

06 . Hey God (1995).



"Nascido no gueto em 1991, ele era uma criança feliz,

Que brincava sob o Sol do verão,

Mas seu playground virou um terreno baldio, aos 12 ele conseguiu um revolver,

As chances e apostas estão todas contra, que Júnior chegue aos 21 anos".

07 . Work for the Working Man (2009).



"Eu estou aqui, tentando fazer uma vida,

Eu não estou vivendo só para morrer,

Nunca recebendo de volta o que eu estou entregando,

Será que ninguém vai me ajudar, alguém justifique,

Por que essas mãos tão fortes estão na fila do desemprego?

E sobrou mais nada..."

*

Esperamos que você, amigo ouvinte e internauta, tenha gostado de nossa seleção musical. Que músicas você acha que faltaram ou que não deveriam ter sido elencadas dessas vez? Use o espaço dos comentários para deixar sua opinião. Nós do Rock Dissidente entendemos que toda forma de arte existe para mudar e moldar a sociedade; que seja então em prol dos menos favorecidos, como nessas canções do BON JOVI.

Agradecemos aos nossos amigos ouvintes por lembrarem das canções "Work for the Working Man" e "Someday I will be saturday night".
*

3 comentários: