terça-feira, junho 17, 2014

Sexo Não! Capas de discos censuradas por conteúdo erótico.

Muitos são os motivos pelos quais uma capa de um disco pode ser considerada ofensiva. "Muito violento, muito sangue, ofende a religão, a moral" ou até usa imagens sem o devido direito. Elencar motivos que, potencialmente, tornam uma embalagem de Cd / Lp alvo de críticas é tarefa hercúlea e infindável. Tão vasto quanto esse universo é quem são os reclamantes: gravadores, religiões, associações de pais, outros empresas etc.

Por isso resolvemos ir dos anos 1970 até duas décadas seguintes buscando capas de discos que foram censuradas por conteúdo erótico, seja quem fosse o ofendido. 


Não aquelas que "só" geraram discussão, mas todas as capas (até onde nosso conhecimento permitiu) que tiveram de ser substituídas. Nosso foco foi nudez e relação sexual consentida; únicas exceções a essa regra são o VENOM  e o GUNS 'N' ROSES, como veremos a seguir. Na maioria dos casos é a própria gravadora que resolve "engavetar" uma capa de discos recém-posta no mercado. Como a maioria destas empresas major destas ficavam nos USA, as bandas que passaram que por esse problema por conta do conteúdo erótico tinham amplo público estadunidense.

Ressaltamos, logo de início, que a capa do BLIND FAITH, super grupo de Eric Clapton, Steve Winwood, Ginger Baker e Rick Grech, de 1969, não entrou para a matéria, pois ela não chegou a ser banida. Ainda assim, como esta pode ser considerada "a pioneira do estava por vir", fica a menção honrosa acima.

Se você não problemas com polêmicas que estão há quase 40 anos repercutindo no som pesado, continue com a leitura do Rock Dissidente!

01 . SCORPIONS (1975) "In Trance".




O sucessor de "Fly to the Rainbow" e play que estabilizou Uli Jon Roth no quinteto alemão, é também lembrado por uma loira desconhecida. A moça aparece com os seios de fora, simulando que a guitarra é um parceiro sexual que está para a penetrar por baixo. Não foi a insinuação que causou problemas, mas o seio, que foi coberto nas edições seguintes do disco.

02 . UFO (1975) "Force It".




O segundo disco da seminal banda inglesa a contar com o germânico Michael Schenker nas guitarras foi alvo de censura pela própria gravadora. O casal, aparentemente de duas mulheres, na maior pegação num banheiro muito doido foi substituido por uma imagem "transparente" dos mesmos. Eventualmente, a Hipgnosis, empresa responsável pela capa, que trabalhou muito com o UFO (além de outros ingleses, como PINK FLOYD, DEF LEPPARD etc) revelou se tratar de um homem e uma mulher, os então namorados Genesis Orridge (o homem) e Cosey Funni Tutti (a mulher). Identificar qual é qual é motivo de muita especulação na bem montada imagem.

Como curiosidade, no Brasil esta capa foi censurada diferentemente: simplesmente lançado com a capa do disco seguinte! Para piorar, não mudaram o nome das músicas na traseira, ou o título, e o que ficou calamitoso quando a gravadora lançou também o disco "No Heavy Pettin'", 1976, com a sua capa original sem alterações no Brasil!

03 . SCORPIONS (1977) "Virgin Killer".


De novo em nossa listagem, dessa vez os alemães tiveram a audácia de colocar uma menina na puberdade (novamente desconhecida) capa do elepê "Assassina Virgem". Para complicar ainda há uma rachadura por toda capa, cujo epicentro é órgão sexual da criança. O que levou a banda a usar criminoso conteúdo pedófilo na capa do LP é difícil dizer; porém uma foto daquela formação foi usava para estampar o álbum. No Brasil, o disco foi relançado, em 1984, com desenho de uma moça com uma tatuagem de escorpião nas lateral da nádega esquerda. Muito mais bom gosto do que a ideia original, na opinião desse site.

04 . SCORPIONS (1979) "Lovedrive".


Dois anos depois, outra capa da Hipgnosis causou trabalho aos alemães. Até onde sabemos essa é a única vez que até a traseira de um disco foi censurado. Nessa feita, no banco de trás de um carro um homem puxa um chiclete mascado, cuja uma ponta está em sua mão e a outra no seio (desnudo) de uma mulher. Na traseira, a moça aparece com os seio de fora, o que também foi omitido na versão censurada. No Brasil foi mantida a capa original.

05 . SCORPIONS (1984) "Love at First Sing".


Clássico absoluto da cena Hard'n'Heavy, a capa de "Love At First Sting" ,que mostrava uma casal trasando, com as roupas "abaixadas", enquanto o rapaz tatua a coxa da moça, passou desapercebida pela Polygram. Porém, a rede estadunidense Wal-Mart achou a capa muito ofensiva e fez pressão para que a gravadora a substituísse.  Resultado, acabou a mesma foto do encarte do LP na capa. Em terras tupiniquins, o petardo foi lançado como veio ao mundo.

06 .  SAVAGE GRACE (1985) "Master Of Disguise".



Não foi o fato do policial estar abusando da autoridade ao  usar seu cassetete de mordaça numa headbanger algemada com as mãos para a trás das costas. O que fez a Metal Blade relançar o disco com outra capa foi a vitima da violência policial, em posição submissa em ambas as vezes, estar com os seios à mostra.

07 . VENOM (1985) "Nightmare".




O desenho de uma moça, com os seios de fora, sendo estuprada por um capeta foi rapidamente trocada por uma close demoníaco da trupe de Cronos; o que por si só já causa pesadelos. A ideia dos pais do Black Metal era chocar com essa imagem bizarra no single; porém tiveram suas intenções - dessa vez - frustradas.

08 . GUNS 'N' ROSES (1987) "Appetite for Destruction".




A pintura de Robert Williams mostra um robô estuprador que, em frente à vitima, está para ser esmagado por um outro automato motorizado. A capa do debut gerou polêmica e reclamações por parte não só da MTV estadunidense, como de várias redes de lojas de discos. Ainda que as músicas fossem sucesso nas rádios, o boicote fez com que Axl e cia mudassem a arte para uma versão "caverizada" do GUNS 'N' ROSES. Novamente, no Brasil a arte original não gerou maiores choques.

09 . POISON (1988) "Open Up and Say... Ahh!".




O segundo álbum dos estadunidenses que ousaram no visual espalhafatoso e marcaram toda geração "Anos 80 do Hard Glam Rock", teve a capa censurada por associações de pais e igrejas estadunidenses. De acordo com a argumentação desses, a enorme língua exibida pela demoníaca figura feminina simbolizava um órgão fálico masculino... Listas de censuras foram adicionadas no lançamento do disco em diversos países, mas não no Brasil, que (outra vez), o viu com a arte tal qual originalmente concebida.

10 . HURRICANE (1990) "Slave to The Thrill".



Terceiro álbum do grupo, mais lembrado por ser "a banda dos irmãos pobres" do QUIET RIOT do que pelas suas músicas, mostrava uma moça pelada na capa em posição sexual. Polêmica gerada, moça retirada e assunto resolvido. Nenhum dos quatro discos do conjunto foi lançado oficialmente no Brasil.

11. GREAT WHITE (1991) "Hooked".



Em 1991, o grupo estadunidense, cujo debut sairá sete anos antes, conseguiu lançar um disco muito popular; ainda que o Hard Rock já estivesse sendo descartado das grandes gravadoras. A garota nua içada no anzol poderia atrapalhar a vendagem da bolacha, então os executivos decidiram, simplesmente, a abaixar até só a cabeça estar fora da água. Felizmente, nós, brasileiros, pudemos ter o disco original, sem essa "censurada de mestre".

12 . SODOM (1997) "Til Death Do Us Unite".



Fechando nossa listagem, chegamos à era do CD e os alemães do Thrash Metal. A pioneira banda apresentava uma mulher grávida com seios de fora esmagando uma caveira com a barriga de um homem muito gordo. Diferente do ocorrido até então, de censurar os seios, originalmente foi colocado um adesivo em frente à caveira! Posteriormente, a bolachinha foi reeditada com outra capa em nada semelhante à original. No Brasil, novamente, o disco foi lançado com sua arte original.


"Lee Aaron Project", 1982, debut da rocker canadense foi lançada com três capas, sendo que uma delas é com foto de ensaio para a revista masculina Oui.
Independente dos motivos, ou apelos, que levaram à censura do material original, os colecionadores de discos e fãs das bandas veem nesses "relançamentos" um atrativo especial. A chance de comprar o mesmo disco com uma capa diferente! Como a censura é algo localizado geograficamente, algumas edições de discos só saíram com "tal capa" em alguns países, gerando edições raras dos álbuns. Além de que, há sempre as dúvidas que fazem a alegria dos "papos de buteco": de qual é a melhor capa? foi justa a censura? etc. Assuntos que os fãs irão discutir até a aurora dos tempos. Algo notório, é que a única dessas capas que foi alterada no Brasil é a do SCORPIONS que faz menção à pedofilia, que é uma desumanidade além de ser crime.


Aproveite o espaço abaixo para comentar seus pensamentos e começar um destes debates, pois aqui no Rock Dissidente não há censura!

Contribuiu Iann Victor Caminha.

Site relacionado (em inglês):
http://rateyourmusic.com/list/RENZO46/original_banned_metal_artwork/

Nenhum comentário:

Postar um comentário