É fato consumado e provado no Rock Pesado a existência de mensagens subliminares em várias músicas. Ouça AO CONTRÁRIO "Still Life"do IRON MAIDEN, "Rocket" do DEF LEPPARD, "Hotel California" do EAGLES, "Song and Emotion" do TESLA e, o caso mais famoso e notório de todos "Stairway to Heaven" do LED ZEPPELIN, entre outras, no seu aparelho de vinil você e poderá identificar mensagens quase inaudíveis gravadas propositalmente. Por não poderem ser identificadas ao serem ouvidas de imediato, essas mensagens são definidas como subliminares, ou seja, "abaixo do limiar da percepção".
O homem pelado escondido na embalagem dos cigarros Camel é um dos mais famosos exemplos de mensagens subliminares. |
Pront@ para adentrar o desconhecido?
01 . THE VELVET UNDERGROUND (1968) "White Light / White Heat".
Andy Warhol é considerado como um gênio das imagens, sendo o maior protagonista do movimento Pop Art. A sua obra como pintor, empresário e cinestra é amplamente conhecida; assim como as relações que este manteve com algumas bandas de Rock, entre elas o THE VELVET UNDERGROUND. Wharol ajudava a trupe de Lou Reed com dinheiro e ideias. No segundo disco de estúdio do conjunto ele teve a ideia de ocultar na capa a sinistra e tenebrosa tatuagem que o ator Joe Spencer, que protagonizou o filme Biker Boy, de Warhol em 1967, possuía. A imagem desse demônio que, supostamente, começou as mensagens subliminares em álbuns de Rock só pode ser vista contra uma luz branca (brincadeira com o White Light no título). Posteriormente, o LP foi lançado com outras capas, que excluíam a demoníaca aparição. Coincidentemente, após a gravação e lançamento, Warhol se afastou da banda e sua amiga Nico - que entrou por pressão do mecenas - foi expulsa.
02. GRATEFUL DEAD (1969) "Aomomoxoa".
O terceiro disco da hippie estadunidense GRATEFUL DEAD é considerado por muitos fãs como o último da era experimental do grupo. Originalmente intitulado Hurricane Country, a obra de capa do disco é tão, ou mais, famosa quanto a música que abriga. Repare que o capacete do motociclista representa a cabeça de um pênis e que os ovos que ele segura na mão representam um saco escrotal. Note que uma gosma branca subindo da cabeça fálica, entrando em contato com um sol que representa um óvulo com muitos espermatozoides em volta! Não só! ao lado, vemos um ovário com um bebe dentro e ainda há representações de mulheres nas árvores. Toda essa demonstração do ato reprodutório iniciou as referêcias ao sexo nas capas de disco de Rock.
03 . MOM'S APPLE PIE (1972) "Mom's Apple Pie".
Uma banda de Hard Rock com dez integrantes, por si só, já chamaria a atenção. Correto? Pois o grupo do vocalista Bob Fiorino ficou mais conhecida pela capa de seu debut, desenhada pelo artista Nick Caruso. Além da "mamãe" que segura a trota estar como um expressão lasciva, repare no detalhe da fatia da torta que foi cortada. Um genitália feminina com um creme branco saindo, lembrando uma ejaculação recente! Após o lançamento, outras duas capas foram feitas substituindo a vulva por uma parede de tijolos e, depois com policiais na olhando nas janelas. Por causa disso, o disco com a arte original é o mais querido entre os colecionadores.
04 . URIAH HEEP (1972) "Demons and Wizards".
Quarto disco de estúdio da banda britânica cujo nome foi inspirado em uma personagem de Charles Dickens, "Demons and Wizards" foi um marco na vitoriosa carreira do URIAH HEEP. Novamente contando com a arte fantástica de Roger Dean, o álbum que imortalizou hinos do Hard Rock como "The Wizard" e "Easy Livin'" possui uma cachoeira cuja água sai de uma abertura em formato de genitália feminina para uma pedra que estranhamente se parece demais com a cabeça de um pênis masculino. Há quem afirme que todas as pontas de pedras na capa do petrado tenham essa inspiração peniana. Diferente de algumas das capas aqui, essa nunca sofreu alteração posterior.
05 . EMERSON, LAKE AND PALMER (1973) "Brain Salad Surgery".
O quarto álbum de estúdio da instituição do Rock Progressivo inglês, que na verdade é um supergrupo, contou a impressionante arte do artista surrealista suíço H.R. Giger (mais conhecido pelo seu trabalho no filme Alien - o oitavo passageiro, de 1979). A capa que mostra uma mulher biomecânica, presa numa máquina monocromática de lobotomia, ficou famosa por ser gatefold (dupla) e quando aberta mostrar a mulher alienígena com muitas cicatrizes após a cirurgia. Entretanto note a peculiar sombra branca que existe logo acima o logo do grupo (também criado por Giger). Há uma genitália masculina sugerida em sombras brancas.
06 . BLUE ÖYSTER CULT (1979) "Mirrors".
O quinteto nova-iorquino BLUE ÖYSTER CULT é conhecido por suas letras de ficção científica, muito cheio de temas do ocultismo e há quem a acuse de ligação com o satanismo na canção 7 Screaming Diz-Busters, do seu segundo disco "Tyranny and Mutation", de 1973. Em 1979, o grupo vinha de uma ascensão de sucessos com a trinca "Agents of Fortune", "Spectres" e "Some Enchanted Evening", que foi abruptamente cortada com o disco Mirrors. O álbum agrada os fãs do conjunto, mas falha em ser mais acessível ao público em geral, faltando "aquele hit" como "Godzilla" ou "Don't Fear The Reaper", mas tudo bem, o B.Ö.C. ainda tinha umas cartas na manga e o sucesso voltaria em breve. A menção do disco nessa lista é esse estranho espermatozoide "dançando" entre as nuvens, logo ao lado do retrovisor. Facilmente identificado na versão em vinil, quando lançado em CD, o disco recebeu linhas amarelas de moldura, tornando menor a ejaculação nos ares.
07 . WHITESNAKE (1979) "Trouble".
Após o termino do DEEP PURPLE, o vocalista David Coverdale logo tratou de começar sua carreira solo, primeiramente com um disco chamado "White Snake" que logo se tornou o nome da banda com que firmaria seu nome como um grandes cantores do Hard Blues Rock. Os três primeiros discos do novo grupo possuíam a temível cobra branca estampando a capa. Porém, no álbum "Trouble", o segundo, a língua bifurcada da cobra forma uma genitália feminina.
Após o clássico "Read 'n' Willing" e o ao vivo "Live in the Heart of The City", a trupe de Coverdale resolveu estampar seu sétimo registro novamente com a cobra branca... e novamente incluiu um vulva se formando na tramela do animal, e dessa vez ainda de maneira mais acentuada! Depois disso, a cobra só voltou a aparecer num disco de trabalho da discografia no disco "Slide it in", mas desta vez sem conotações sexuais subliminares.
Em ambos os discos, o órgão sexual feminino faz alusão à passagem bíblica de expulsão de Adão e Eva do Paraíso por comer o fruto proibido. No disco "Trouble" a serpente está se originando de um fruto. Já no caso de "Come An'Get It" a cobra branca está dentro de uma maça de vidro (maça é a fruta que o citado casal não poderia comer) e na contra capa essa fruta está estilhaçada; teria sido mordida / comida?
Em ambos os discos, o órgão sexual feminino faz alusão à passagem bíblica de expulsão de Adão e Eva do Paraíso por comer o fruto proibido. No disco "Trouble" a serpente está se originando de um fruto. Já no caso de "Come An'Get It" a cobra branca está dentro de uma maça de vidro (maça é a fruta que o citado casal não poderia comer) e na contra capa essa fruta está estilhaçada; teria sido mordida / comida?
08 . BLACK SABBATH (1981) "Mob Rules".
Obviamente, não seria fácil para qualquer banda no mundo perder um frontman com o carisma e os contatos de Ozzy Osbourne. Todavia, o grupo de Tony Iommi fez história ao recrutar o ex- RAINBOW Ronnie James Dio como cantor. Compositor, letrista, exímio no domínio da voz e cheio de idéias, o BLACK SABBATH voltou a crescer com "Heaven and Hell" conquistando o emergente movimento Heavy Metal. O disco seguinte seria a prova de fogo do novo velho grupo, e o "Mob Rules" arrasou consolidando ainda mais o quarteto de Hard Rock pesado e obscuro. Ainda assim, especulá-se que o grupo sentisse saudade de seu antigo cantor, ou por que sugerir o nome dele nas manjas de sangue no chão? O que, entretanto garantiu a entrada dos ingleses em nossa lista foi o demônio escondido no pano imundo de sujeira e sangue no centro da capa do LP.
Em sua auto-biografia, o guitarrista classificou como baboseira qualquer indício de mensagem subliminar na capa do disco, que é uma adaptação da pintura "Dream One - Crucifiers", datada de 1971, do artista Greg Hildebrant, famoso por seus trabalhos nas cearas da ficção científica e da fantasia (Senhor dos Anéis) . Analisando o desenho original, realmente já parece que está escrito OZZY no chão. Como então explicar o demônio? Essa não é a única relação de DIO com o oculto.
09 . DIO (1983) "Holy Diver".
Sair de uma das principais bandas de Rock Pesado, talvez a maior no momento, seria um baque para acabar com a carreira de qualquer artista. Teria então o ex baixista e vocalista do ELF feito um pacto com o tinhoso para se manter como uma das maiores vozes de toda história do Rock? O fato é que se você inverter o logo de TODOS os disco que o baixinho lançou solo, exceto o "Dream Evil", de 1987, poderá ver facilmente duas palavras de carga inegavelmente negativa. Acompanhe na imagem abaixo. Não é difícil ler DEVIL, ou DIABO, grafado subliminarmente no logo. Há quem afirme, todavia, que a palavra do logo invertido é DIE, ou MORTE, algo tão danoso e maléfico. Como isso foi notado ainda nos anos oitenta, o músico já se explicou várias vezes sobre o caso, sempre o classificando como "mera coincidência".
Intencional, ou não, para efeitos de classificação, a banda DIO é o conjunto com mais mensagens subliminares na estória, pois foram 20 (!!!) discos, entre trabalhos de estúdio, coletâneas e ao vivos, a utilizarem o logo duvidoso.
10 . WARRANT (1989) "Dirty, Rotten, Filthy, Stinking, Rich".
Não confundir com a banda alemã de Heavy / Speed Metal. Estamos aqui tratando do famoso WARRANT do saudoso Jani Lane, que antes do clássico "Cherry Pie" estreou muito bem com disco D.R.F.S.R. A capa deste bem sucedido álbum satirizava um empresário do Mercado Musical de Hollywood, interessado em sugar o lucro da vitalidade dos músicos que tivessem o desprazer de assinar contrato com ele. O que pouca gente percebeu até então é que a capa que embala os sucessos "Heaven", "Down Boys" e outros possui três imagens escondidas. A primeira delas, e mais descarada, é uma genitália masculina na bochecha direita do figura. As outras duas são encontradas mais facilmente se virando o LP ao contrário. Logo abaixo do olho direito, vemos claramente a representação de um pássaro. De acordo com o Tarô de Marselha essas aves são especiais, pois atuam como mensageiros entre esse e outro planos, muitas vezes coexistindo em ambos. Já foi afirmado que se trataria de um corvo, e não de um pássaro qualquer, que é uma ave habitualmente associada à morte, azar e solidão. Encerrando as mensagens, dentro da orelha, logo abaixo do brinco está representada uma mulher... se ela está de vestido longo ou nua é uma velha discussão, porém optamos pela segunda opção!
11 . MOTÖRHEAD (1995) "Sacrifice".
Desde que foi expulso do HAWKWIND por conta de problemas com drogas que Lemmy Kilmister tomou o nome de uma música que ele escreveu para sua antiga banda como nome do grupo que o levaria à grande fama. Com fama de durão e duro na queda, o vocalista / baixista carrega também a reputação de já ter tido relação sexual com mais de mil mulheres. Talvez, ele estivesse tão fissurado em sexo em meados dos anos 90 que resolveu alterar o clássico mascote da banda, o Snnagletooth, adicionando uma língua para o mesmo. Essa, todavia, foi desenhada no formato fálico de um pênis, com uma vagina atrás dele!
Encerramos aqui nossa viagem pelo mundo escondido da capa dos discos de Rock / Metal. Como as mensagens subliminares só podem ser captadas de maneira inconsciente, é possível que alguns leitores discordem de nossos apontamentos. Não há algo de maléfico ou contraproducente nisso, pois no mundo do Rock Pesado consensos são tão difíceis de identificar quanto mensagens intencionalmente ocultadas. Caso tenha sentido falta de algum disco, não guarde essa recomendação para seu lado mais negro e a comente abaixo!
*Willba Dissidente agradece gentilmente a Gleice Oliveira e João Paulo, ambos da capital do Maranhão, pela ajuda.
ese seu blogge e legal e o muito rock
ResponderExcluirNa ultima capa, a do MOTÖRHEAD, tem um simbulo maçonico em um dos tumulos, parece que é o Esquadro com compasso!
ResponderExcluirQuanta baboseira, tem coisas que realmente tem conotações sexuais como essa ultima do Motorhead. mas tem algumas que não é exatamente subliminar como as do Whitesnake que sempre tem conotações sexuais nas capas de maneira clara ou não e também nas letras, amor e sexo sempre foi o foco do Whitesnake. Quanto a do Mob Rules, o "demonio" é o mascote das capas do DIO. e DIO invertido não está escrito diabo. isso é procurar pêlo em casca de ovo.
ResponderExcluirTem a do Genesis, na capa do disco "Foxtrot", onde há um cavalo que o pênis em ereção, mas meio escondido entre as pernas...
ResponderExcluirGostei muito da matéria. Realmente as capas possuem conotação sexual, mas a do ELP? Não me convenceram: não há um "pênis" ali.
ResponderExcluir