quarta-feira, setembro 05, 2018

MOLLOTOV ATTACK: debut com "força total na cultura de rua"

RESENHA: O Homem é  o que o homem faz - MOLLOTOV ATTACK.
NOTA: 9,0.

Formado na cidade operária de São Bernardo do Campo, em São Paulo, o MOLLOTOV ATTACK é Hard Core / Crossover old school no som, na atitude e no visual desde 2005. Com inúmeras participações em coletâneas, uma demo e um EP, foi somente em 2017 que trio soltou seu primeiro disco completo. HxCx maduro, coeso, rápido, pesado e com muitas participações especiais vive nas doze faixas apresentadas de ideologia anti-fascista para todos ousam sonhar e todos os dias tentam mudar o amanhã.



Dedicado aos que "não veem na cor de pele, na raça, na orientação sexual ou no gênero ou barreira entre os seres, mas antes um motivo de união e fonte de força", "O Homem é o que o Homem Faz" é um disco para agradar quem leva à sério os ideiais do mosh pitt e do stage diving como críticas à sociedade burguesa que se funda na desigualdade social justificada em preconceitos. Em cada acorde, em cada batida, em cada berro está o germe da música e da cultura como alicerces para conscientização social. Logo na abertura com "Sempre em Frente" no melhor estilo Thrash / Crossover, mas com poucos ou sem solos de guitarras, temos uma letra positiva da superação de dificuldades da vida em sociedade. 



Falando nas participações especiais, "Cultura de Rua" tem a voz de Mori da banda mexicana de Thrash BITING SOCKS. Agradando quem curte SUICIDAL TENDENCIES, "Perdedor" é abrilhantada com Fábio Godoy do ÓDIO SOCIAL fazendo participação. A pesadíssima faixa-título, com o refrão mais empolgante do CD, tem backing vocals e uma parte na voz de Gepeto do AÇÃO DIRETA e LETALL. O Crust do DOWNHATTA é representada pelos talentos vocais de Antonio Carlos em "Incentivo", sendo uma das melhores letras do trabalho.  Hip Hop também fazem parte da cultura de rua  e está presente no MOLLOTOV ATTACK na presença de Bux e Tula do LOUCOS D'LA MENTE (só faltou a letra do rap no encarte), no encerramento com "Vida Dura". Fechando as parcerias, a apresentadora vegetariana do programa ÓDIO MORTAL chamada Bajull cantando um cadinho de "No Caminho do Lixo".



Com começo num baixo sujo, "Escolha", que ganhou vídeo-clipe, é destaque e carro chefe de "O Homem é o que o Homem Faz"e vem recheada de solos de guitarra. Editada por Heros Trench do KORZUS, "Guerra Santa" tem os melhores riffs de Wagner Cyco no presente trampo. "Força Total" será a faixa preferida da galera que curte o pogo e é séria candidata de melhor tema ao vivo com a galera toda berrando "hard core é minha vida". Música tema do MOLLOTOV ATTACK, "Aliados" é o número com batera de Didi mais bacana do debut. Encerramos o faixa a faixa com o curioso caso de "Soldier Boy". Além da letra em inglês soar alienígena num trampo todo em português, o solo de baixo no Punk HxCx, e mesmo no Metal, feito (pelo também vocalista) Bollaxa é mais surpreendente que um nave alienígena baixando no centro da cidade.




Com arte muito legal lembrando uma história em quadrinhos, encarte de três páginas em folder (que viram seis) e embalagem digipack com impressão até na bandeja, "O Homem é o Que Homem Faz" é um disco que incomoda. Não por ser rápido, pesado e desgraçeira. Mesmo porque a produção musical do disco é impecável. Os timbres, afinações e distorções (da guitarra) mantém o peso na medida certa sem que os instrumentos se sobreponham, assim como o vocal gritado de Bollaxa é agressivo o bastante mas sem se tornar ininteligível e a bateria de Didi preenche o som com peso e coerência. Esse cd incomoda pelas ideias humanas que passa, de solidariedade e união no ideal DxIxYx (do it yourself ou faça você mesmo), de contestar ideias do conformismo e do conservadorismo. Em todos aqueles que querem escravizar a livre determinação dos humanos, sem perder o respeito a outrem, está lançado o MOLLOTOV ATTACK!!!!

Recomendado para os fãs de: BANDANOS, AÇÃO DIRETA, CÓLERA, BLACK FLAG, AGROTÓXICO, ULSTER. D.O.P.S - Banda de Protesto, POSSUÍDO PELO CÃO.

MOLLOTOV ATTACK:

Bollaxa - Baixo e Voz.
Wagner Cyco - Guitarra e backing vocals.
Didi - Bateria.

Discografia:

Consequências da Violência (2008, Demo, Cd).
Noise Punk Fest Volume I (2011, participação em coletânea, Cd).
Resistência (2012, Ep, Cd).
Chaoz Day: vivemos o punk, é isso que somos (2013, participação em coletânea, Cd).
Many Minds - Tributo ao NITROMINDS (2014, participação em tributo, Cd).
Sub: tributo ao Sub (2014, participação em regravação de disco, Cd).
Reflexo no Espelho: Tributo ao Cambio Negro HxCx (2016, participação em tributo, Cd).
O Homem é o que o Homem Faz (2017, Full lenght, Cd).
Caos no Beco (2018, Split ao vivo, Dvd).



Nacional - 2017 - Microfonia Records - 33:3701 . Sempre em frente (02:37)
02 . Cultura de rua (03:28)
03 . Perdedor (02:07)
04 . Escolha (03:34)
05 . O homem é o que o homem faz (02:52)
06 . Guerra santa (03:00)
07 . Soldier boy (01:51)
08 . Incentivo (02:49)
09 . Aliados (02:44)
10 . No caminho do lixo (02:54)
11 . Força total (02:27)
12 . Vida dura (03:06)

Sites Relacionados:

https://pt-br.facebook.com/bandamollotov.attack/
https://www.youtube.com/channel/UCJ1pwV3r3HB91q9kb6uRqqw
https://open.spotify.com/artist/4eTleyw4rsTWARaE7hrPkZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário