À principio, o RAP chega no Rock já sem as críticas sociais ou apresentando as condições de vida das pessoas na periferia, totalmente fora da cultura Hip Hop. Ele aparece "em sua forma pura, leve, inofensiva" só como um discurso rimado sobre uma base musical; que aqui, além do baixo e da bateria, inclui a guitarra.
Quando os tubarões das grandes corporações abocanham esse filão musical e começam a impor que a essa é a "nova ordem" a originalidade e a qualidade caem por terra. Nesse contexto surge também o RAGE AGANIST THE MACHINE, usando muito elementos do RAP e mantendo as críticas sociais de esquerda, mas sem ser exatamente New Metal; mas já muito diferente do Heavy Hard para entrar na nossa listagem. Vamos recordar então como começou a inserção do RAP ao Hard Rock e ao Heavy Metal. Essa dissidência, apresentada exclusivamente pelo Rock Dissidente, visa os croosovers, quando rockers fizeram Rap. Boa viagem!
01 . MANOWAR (1984) "All Man Play on Ten".
Difícil de acreditar que a banda que mais louva o Metal, o verdadeiro Metal, não misturado, que posteriormente faria músicas para Thor e outras mitologias nórdicas, que dedicou disco em homenagem a Inglaterra, nada mais distante que a oprimida juventude jamaicana, seja a PRIMEIRA a juntar o Rap com o Heavy Metal!
A música foi lançada em 1984, no disco "Sign of The Hammer". Ainda lançada como single, junto com "Mountains", a música desapareceu dos shows e demais registros da quarteto por muito tempo aparecendo novamente nos anos 2000.
02 . SAVATAGE (1984 / 2002) "The Piper Rap".
Gravada originalmente para o EP "The Dangerous are Calling", segundo registro da banda estadunidense, esse rap de menos de 2 minutos ficou totalmente esquecido até o relançamento do disco com muitos bônus em 2002; a edição cinza. A música que fala de um guitarrista viciado em drogas sequer é citada no encarte do cd. A colocamos aqui como uma curiosidade.
03 . RUN DMC (1984) "Rock Box".
Fãs xiitas do MANOWAR insistem que "All Man play on Ten" não é RAP. Há quem diga que o SAVATAGE só fez uma brincadeira de estúdio.Controvérsias à parte, a primeira banda de RAP a gravar um Hard Rock foi o RUN D.M.C. em seu disco homônimo de estréia.
04 . AEROSMITH & RUN D.M.C. (1986) "Walk This Way".
A parceria que abriu caminho para crossovers entre Rock e Rap, além de mostrar ao público que a junção podia vender muito, foi tramada pelo produtor Rick Rubin. O AEROSMITH estava decadente, enquanto o RUN DMC se tornava o maior grupo de Rap estadunidense como seu segundo disco "King of the Rock", de 1985.
Joey Perry já conhecia o RUN DMC pois seu filho era fã da banda e ficou entusiasmado com o convite do produtor de fazer um remake do sétimo single do AEROSMITH, lançado originalmente em 1975. Já os rappers não gostaram nada dessa ideia e protestaram veementemente contra ela. Não a queriam no seu próximo disco ou como single. Todavia, as novas letras e a mudanças pequenas no ritmo, junto com o video clipe da MTV, provaram ser uma das mais bem sucedidas decisões da indústria fonográfica, com a música chegando ao quarto lugar das paradas de sucesso naquele verão de 1986; ainda com a desconfiança do RUN DMC.
05 . JOAN JETT (1986) "Black Leather".
Atriz, feminista e vegetariana, a rocker JOAN JETT também foi a primeira mulher a misturar Rock pesado com Rap. Tal amalgama se deu em no seu quinto disco pós- THE RUNNAWAYS chamado "Good Music". O Rap de Jett fala da mulher se vestir como ela bem entender; que no caso é de Couro Preto.
06 . KING KOBRA (1986) "Home Street Home".
Após o sucesso do AEROSMITH, vieram alguns oportunismos. Alguns deles, difíceis de compreender. É o caso do segundo disco do King Kobra; de Hard 'n' Heavy vigoroso para um LP de A.O.R. com uns Hards mais pesados no final e esse Rap, cuja participação especial é sequer citada no encarte do disco. Desnecessário dizer, esse é o som que o próprio grupo mais menosprezou em sua carreira.
07 . ANTHRAX (1987) "I'm The Man".
Após o S.O.D., sempre buscando inovar, Scott Ian e Charlie Benante resolveram compor um RAP contando a história do ANTHRAX. Isso alegrou a galera do PUBLIC ENEMY, e, indo na maré contrária do que aconteceu com o AEROSMITH (em que o próprio RUN D.M.C. foi contra a inclusão do RAP no disco), o rappers do PUBLIC ENEMY já haviam notado que o guitarrista Scott Ian usava um boné com o logo da banda deles e resolveu homenagear o ANTHRAX os citando na canção "Bring The Noise", lançada em 1987. Quatro anos depois, os dois grupos fizeram um crossover remake da canção, que fez muito sucesso.
08 . KISS (1988) "Read My Body".
Um grupo que fala de festa, amizades, desventuras e aventuras românticas. O KISS nada tinha a ver com o RAP, porém, em 1988, talvez, animado pelo sucesso do AEROSMITH, resolveram fazer o canto da canção do disco "Hot in the Shade" no estilo RAP. O som não entrou na turnê do disco, nem nas coletâneas e acabou relegado à memórias dos fãs mais fervorosos. E uma memória não muito comemorada.
09 . METAL CHURCH (1988) "Iron Man".
Em seu primeiro álbum, chamado "Swass", o rapper Anthony Ray, mais conhecido pelo nome artístico de SIR MIX-A-LOT chamou os thrashers do METAL CHURCH para fazer um rap em cima de uma cover para "Iron Man" do BLACK SABBATH. A banda gravou o instrumental com o então novo vocalista Mike Howe gritando o título da canção. Ainda que não tenha entrado no "Bleeding is Disguise", a parceria ainda rendeu um single. Diferente de todos os outros aqui, exceto pela JOAN JETT, a letra da canção é crítica.
10 . STRAIGHT WAY (1989) "Don't Even Swerve".
Essa á a única banda de White Metal em nossa listagem. Com menos de dois minutos, essa é um rap contando a estória de Jesus. Vestindo-se de preto e branco e com nítidas influências de STRYPER, a banda texana só durou esse EP.
11 . FAITH NO MORE (1990) "Epic".
O Rap mais famoso do Rock'n'Roll / Heavy Metal foi um single do terceiro disco da banda, chamado de "The Real Thing". Essa foi a estréia do vocalista Mike Patton que vinha de uma banda que gostava de misturar todos os estilos ao tal Heavy Metal, criando um subgênero chamado Metal Alternativo ou Funk 'o Metal. Diferente dos outros artistas citados na lista, em que o RAP apareceu como uma experiência a ser abandonada, no caso do FAITH NO MORE e da carreira solo de seu vocalista, misturar tantos estilos quando possível é o mote do som. E os anos noventa foram marcados pelas gravadoras incentivando o Rock ser misturado com outros estilos, criando um comercialismo como nunca antes imaginado!
12 . VOLKANA (1990) "War? Where my Enemy Lies".
Presença brasileira na lista. Formada em Brasília na época do FLAMMEA, a banda de Thrash Metal se mudou para São Paulo e com o baterista do VODU registrou seus discos. O primeiro deles, First, consta duas passagens de RAP em português, feitas pelos MC Thaíde e DJ Hum, na música "War? Where My Enemy Lies". A cacofônica introdução, "Scrach Noise", da caótica música imita o barulho de um disco indo e vindo. Esse é um dos sons mais bem sucedidos da VOLKANA, sendo tocado em todos os shows.
13 . X-RATED (1991) "Starry Watcher".
Formada por ex-membros dos consagrados grupos de Metal tradicional STRESS, AZUL LIMÃO e ROBERTINHO DE RECIFE, o carioca X-RATED foi uma banda de Hard Rock que não tinha medo de inovar e experimentar. Há quem diga que ai está o seu diferencial, outros pensam que se tivessem sido mais tradicionais a banda teria vivido mais. De toda forma, em seu segundo disco, "Animal House" ficou registrado esse tema com uma passagem de RAP no final.
14 . DANGER DANGER (1991) "Yeah, You want it".
Uma brincadeira que encerra o segundo disco de estúdio do quinteto estadunidense de Hard Rock DANGER DANGER. A canção também se tornou totalmente esquecível, quase nem tendo elementos de Rock, ainda mais no disco que contém um dos maiores sucessos do grupo "Beat the Bullet".
15 . ANTHRAX & PUBLIC ENEMY (1991) "Bring the Noise".
O ANTHRAX foi o pioneiro a incluir um DJ fazendo os sons de um disco indo e voltando, com um cover do PUBLIC ENEMY. A música original, de muito sucesso, era a mesma que quatro anos antes citava o ANTHRAX e saiu no EP "Attack of the Killer B's"
Esse foi um estopim para que em 1992 o KORN apresentasse o Nu Metal, que junta todas as características anteriores com afinação mais baixa dos instrumento de corda, inexistência ou poucos solos de guitarra e ritmos quebrados baseados no Groove Metal do PANTERA / SEPULTURA.
16 . Surgem as bandas que misturam Rap com Rock Pesado como um gênero musical.
Após todos esses crossovers e uma base musical já pronta, em 1992 o BODY COUNT lança seu primeiro álbum, e até onde entendemos, o primeiro disco de Thrash Metal com Rap em todas as faixas. Ainda nesse ano, o KORN apresenta o Nu Metal, que junta todas as características anteriores com afinação mais baixa dos instrumento de corda, inexistência ou poucos solos de guitarra e ritmos quebrados baseados no Groove Metal do PANTERA / SEPULTURA. Ainda nesse prolíxico ano de 1992 e também nos EUA sai o k7 de estréia do RAGE AGANIST THE MACHINE; usando muito elementos do RAP e mantendo as críticas sociais de esquerda, mas sem ser exatamente New Metal.
17 . Chega o filme UMA JOGADA DO DESTINO (1993).
Lançado 13 de setembro de 1993 (nessa época os filmes estreavam de sexta-feira), Judgment Night (título original) foi a consolidação de bandas de Metal, Rock e Grunge tocando Rap. Todas as faixas eram uma banda pesada fazendo base para um Rap. Mudhoney, Pearl Jam, Sonic Youth, Dinossaur Jr, Helmet e outros representavam a facção pesada, fazendo contriubuições com nomes do Hip Hop como Cypress Hill, Run D.M.C., Boo Yaa Tribe e outros.
18 . CROWN OF THORNS (1994) "Are You Ready".
Em 1993 o Metal e o Hard Rock tradicional estavam sendo limados das rádios e gravadoras. Um dos últimos gritos de resistência foram quatro negros estadunidenses, capitaneados pelos guitarristas Jean Beauviour (ex - PLASMATICS) e Mick Free, com produção de Paul Stanley, do KISS, mostrar que era legal as bandas usarem visual setentista e tocarem Hard Rock. Só que esse disco para sair teve que seguir a tendência da época e incluir um Rap no tracklist.
19 . BLACK SABBATH (1995) "The Ilusion of Power".
O rapper ICE T, à época no seu auge de popularidade fez essa participação especial no último disco da banda inglesa que mais influenciou o Heavy Metal com formação galática de Tony Martin no vocais, Cozy Powell na bateria, Geoff Nichols nos teclados e Neil Murray no baixo. O grupo do guitarrista Tony Iommi nunca voltaria a experimentar algo assim. Em entrevistas recentes Tony Martin diz não gostar da canção.
À partir de então surge o KORN já era uma banda consolidada, o STUCK MOJO lança seu debut e o NEW METAL se torna um gênero musical. Começa o festival OzzFest e a mídia, a MTV e as grandes gravadoras, à partir de 1998, já trocam o Grunge por bandas como SYSTEM OF A DOWN ,GODSMACK, LIMP BIZKIT. Doravante, as bandas de rock que gravaram Rap são aquelas fizeram não um rap eventual, mas em todas as músicas; como PAVILHÃO 9, CÓDIGO 13 e outras no Brasil.
Em uma homenagem às bandas dos anos 1980, o TUFF, em 2000, gravou um Rap sob base de "Sad But True" do METALLICA; algo como o METAL CHURCH fizera 12 anos antes. "American Hair Band" foi gravada no começo da explosão do New Metal, numa época que as bandas de Metal passaram a rejeitar e hostilizar o RAP por causa da concorrência com o New Metal e, até onde nos consta, é a última canção registrada nesse estilo que não seja Nu Metal.
O Rap, quando aparece associado ao Rock, salvo raras e honrosas exceções, perde o seu lado crítico, se tornando meramente um meio estético de fácil assimilação e, doravante, muito potencial comercial. Ele se torna o HIP HOP sem a crítica, inofensivo, que pode ser tocado numa festa burguesa sem ofender o sistema; e contestar, questionar e criticar o sistema estão na gênese tanto do RAP quanto do ROCK.
Você conhece mais canções de Rock, anteriores ao New Metal, que possuem RAP? Use o espaço abaixo de comentários para deixar o seu recado; afinal, dar voz ao povo é a prioridade inicial do RAP e do Rock.
Willba dedica esse artigo a Anny Tysondog e agradece as contribuições de Marcelo Lamoglia, Victor Guilherme Vasconcelos, Victor Kataóka, Marco Antonio Teixeira e Taric Fioravante.
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Caraca, Will. Eu tô arrepiada com essa matéria. Há anos venho dizendo que o rap é o novo som do protesto, como o rock já foi. Confesso que adoro a mistura e enlouqueço com RAM. Arrasou. Beijos
ResponderExcluirShow, ótima matéria, Parabéns Will!
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