quinta-feira, junho 01, 2017

Jesse Navarro: "banger de direita transforma o movimento em lixo; mas reciclável".

"JUDAS PRIEST, AC/DC, TWISTED SISTER, MÖTLEY CRÜE e MERCYFUL FATE são exemplos que fizeram a elite conservadora arrancar os cabelos e não medir esforços para censurá-los", disse o jornalista Jesse Navarro (que foi da Abril, Band, Rede TV e hoje apresenta o canal Odyssey no Youtube) , citando uma declaração do colega Bruno Silvestre no site WikiMetal. A conclusão de Navarro é que "dentro do espírito de contestação que o Rock and Roll representa, era para o metaleiro ser, por natureza, no mínimo alguém contra o estabilshment", mas não é exatamente isso que tem acontecido.

Em artigo intitulado "Quem é mais alienado: o pobre de direita ou o metaleiro de direita?" publicado em 31/05/2017 no portal Diário do Centro do Mundo, o jornalista sustenta que "headbanger alienado de direita no Brasil transforma o movimento em lixo, mas um lixo reciclável, ou seja, o cara pode abrir a mente se entender que o gênero, em sua raiz, é um movimento de protesto contra a sociedade conservadora".


A headbanger transgênro Angela Fraça durante a marcha Anti-Fascista de SP. Foto: Jesse Navarro.

No sábado, 13 de maio, o jornalista esteve na marcha Anti-Fascista de São Paulo e notou um antagonismo quando o movimento passou em frente à Galeria do Rock. Enquanto gente em frente ao referido Templo do Metal na avenida São João dava jóias à manifestação, outros diziam ser uma pena ver Headbangers com camisetas do Che Guevara, Fidel Castro etc. Haviam muitos punks, LGBTT's e headbangers no protesto que começaram a gritar "caiam na real, o Metal não é fascista" em resposta aos frequentadores da Galeria do Rock que xingavam à marcha. Tudo tão contraditório quanto Phil Anselmo (PANTERA), Dave Mustaine (MEGADETH) e Tom Araya (SLAYER), todos de bandas de Thrash Metal, cuja origem é o Punk Rock, se dizerem conservadores.

Leia aqui o artigo original:

"Nunca se esqueçam que o rock nasceu do blues, dos negros, é som de negão. Pode existir White Metal fascista, bandas que defendem a Klu Klux Klan, mas esses caras estão viajando na maionese, usando muita droga estragada e estragando um movimento que nasceu para ser de esquerda", conclui Navarro sem dar resposta a pergunta que intitula o artigo.

Com agradecimentos a Dimitri Brandi de Abreu.

Um comentário:

  1. Equeceu de mencionar que Che Guevara perseguia gays é fuzilava rockeiros amigão, tente fazer uma pesquisa antes de postar apenas metade da história.
    E detalhe...estude também mais um pouco sobre o que significa "direita"

    ResponderExcluir