terça-feira, outubro 04, 2016

Salems Lott: "quem nos chama de nazista é subdotado mentalmente".

> FOR ENGLISH VERSION READ BELOW <

É chamado de DARK GLAM um gênero muito especifico dentro o Metal surgido no começo dos anos 1980. Essa ceara é definida visualmente pelo HARD 'N' HEAVY misturado à estilos mórbidos e sombrios, com som indo do Sleazy ao Speed / Thrash e letras com temáticas igualmente mórbidas, bizarras e agressivas; com muito sangue e teatro no palco. A maioria das bandas do Dark Glam só gravaram uma demo (como o OVERKILL) ou um EP (como o WITCH). Existiram exceções, como o W.A.S.P. dos primeiros discos, ou o MÖTLEY CRÜE até o "Shout At The Devil", mas repare que as bandas que se "deram bem" foram justamente aquelas que deixaram o Dark de lado indo mais a fundo, talvez, no visual mais tradicional e letras comuns. Embora tenha representantes no mundo todo, o estilo só deu certo mesmo no Japão, que no começo da década de 1990 se popularizou e continuou a evoluir passando a se chamar VISUAL KEI.

No (ainda) novo milênio, O Dark Glam, com o perdão do trocadilho, saiu das trevas do esquecimento para entrar nos holofotes dos palcos por jovens bandas como LIPZ, FATAL SMILE, LYNAM e outras, seguindo o caminho deixado por AXATAK, HAWK, THUDERSTICK etc. Desses jovens hasteando a antiga bandeira, destaca-se um grupo angelino chamado SALEMS LOTT.

Wade, Monroe, Jeff e Tony: baixo, guitarras e bateria do SALEMS LOTT. Foto: Divulgação.
 Salems Lott: fritação guitarrística de pura complexidade sobrenatural para as massas!

Formada oficialmente em 2013 por um quarteto virtuoso, adepto do Shred, o SALEMS LOTT lançou logo em 2015 seu auto-intitulado EP pela Rêd Moon Records. Com duas faixas instrumentais e cinco músicas indo da pancadaria ao Hard Rock trevoso (que geraram um par de clipes), o Rock Dissidente conversou com o baterista Toninho Cadáver que explicou curiosidades diversas do grupo, suas opiniões sobre a cena underground (Dark Glam e geral) e com muita espontaneidade e humor negro desfez polêmicas (como a do nazismo) e falou do futuro do grupo. Acompanhe abaixo, se não tiver medo de visual vampiresco, explosões ou que sangue suje sua maquiagem!

01 . Salems Lott é também o nome do segundo romance de Stephen King, e do filme "A Hora do Vampiro", dirigido por Tobe Hooper (de Massacre da Serra Elétrica), lançados respectivamente em 1975 e 1979, e o monstro na capa do ep lembra e muito a personagem da película. Então, o que os assusta? Como isso repercute na música?

De verdade, esse é um erro que as pessoas cometem em relação à nossa alcunha. Nosso nome é tanto uma homenagem às pessoas pagãs e dissidentes perseguidas durante os julgamentos de Salém (quando em 1692 34 pessoas foram executadas acusadas de bruxaria por um juiz que depois admitiu ter errado nos veredictos)  como também aqueles julgados injustamente na idade moderna. Os membros da banda tem pouco mais de vinte anos, e quando decidimos o nome nem sabíamos do livro ou do filme. Ai reside a diferença que separa a geração mais jovem da velha guarda. Sem querer ofender nossos admiradores mais velhos ou o próprio Stephen King.

02 . Pelo sobrenomes "Black", supõem-se que os guitarristas da banda, Jeff e Monroe sejam irmãos. Isso é verdade? Como isso facilita o trabalho em conjunto o fato de meia banda ser família? A outra metade sente preterida?

Sim, de fato. Monroe e Jet são irmãos de sangue no Metal. Contíguos no quadril durante o nascimento ainda que separados para infligir às massas com fritação (shredding) guitarrística de pura complexidade sobrenatural. A outra metade (que é a sessão ritmica de Kay no baixo e Tony F. Corpse - Toninho Cadáver - na bateria) não menos adequada é em suas surpreendentes contribuições.



03. A banda tem feitos shows constantes pelos EUA, tocando com grande artistas como LOUDNESS e até Marty Friedman. Como têm sido a recepção desses novos artistas ao som de vocês? Como a audiência - em sua maioria pela banda principal - tem os recebido?

Oh sim, nós pairamos sobre uma tempestade com o ataque kamikaze (suicida) do LOUDNESS e blitzkrieg (explosão atômica) neoclássico de Marty Friedman (ex- MEGADETH). Eu acho que eles nos relacionam como um fator oferecido pela nostalgia sobre a teatralidade (maquiagem, fantasias, cabelos enormes para cima etc), ainda que nós transcendemos o presente e o futuro por causa desses elementos também. Basicamente, nós não nos encaixamos em lugar algum, mas em todos lugares.

04 . O estilo do Dark Glam, desde o começo dos anos 1990, parecia restrito ao japão com o gênero Visual Key. Quais suas maiores influências, seriam os grupos como LIZZY BORDEN, W.A.S.P., WITCH, ou X-JAPAN, FLATBACKER, AION etc?

Nós somos um tanto quanto divididos em relação a esse debate do Japoneses vs Estadunidenses. Eu amo veementemente a cena Visual Kei (X-JAPAN, DEAD END e AION são os favoritos). Não obstante, eu me oriento mais para a cena Shock Rock do começo à metade dos anos oitenta (início de carreira de MÖTLEY CRÜE, W.A.S.P., LIZZY BORDEN, ICON, HALLOWEEN, SEDUCE) como influências principais. Os outros caras da bandas inclinam-se mais para a cena japonesa como inspiração.
Os show do SALEMS LOTT incluem muita teatralidade. Foto: facebook da banda;
05 . Parece haver uma maldição que paira sobre todos os grupos do Dark Glam, que após uma demo, um EP, ou um disco completo, as bandas deixam de usar o sangue, pentagramas, maquiagem etc? Exemplos são inúmeros. O MÖTLEY CRÜE se tornou muito mais famoso após deixar o visual e temas de "Shout at the Devil'. Vocês se sentem pressionados por isso?

Nosso plano é continuar evoluindo, mas se manter muito teatral e chocante. Diversidade musical e visual, mas deixar que as formas temáticas do show / performance sejam prejudicadas. Devemos nos desenvolver para evoluir e vice e versa. Tudo que é sólido desmancha no ar, mas nós prometemos continuar a utilizar elementos e artísticos e de transtorno de personalidade (histriônicos).

06 . Há uma quantidade considerável de bandas voltando ao Dark Glam, se esforçando para seguir o caminho trilhado por nomes como WRATHCHILD, E.Z.O., HALLOWEEN etc. Estamos falando de LYNAN, TOXIC ROSE, WILDSTREET etc. Vocês curtem essas bandas ou mantém contato?  Há a possibilidade de um show conjunto só com bandas obscuras, algumas antigas como KRANK, AXATAK, e outras mais recentes como vocês?

Não obstante nunca termos conversado pessoalmente, eu sou um fã de TOXIC ROSE. Vocês deviam conhecer WICKED, de Nova York. Num universo paralelo eu os vejo como o ANGEL e o SALEMS LOTT como o KISS. Aquela coisa toda do bem contra o mal; ANGEL é do céu, KISS do inferno. A combinação de preto e prateado do KISS contra a estravagância puramente branca no estratagema do ANGEL.

Nós do SALEMS LOTT idolatramos o KRANK. O debut deles é matador. De verdade, estamos considerar coverizar uma de suas músicas.

Além do teatro, as apresentações incluem show pirotécnico. Foto: divulgação.
07 . Há uma avalanche de bandas novas vindas da Suécia e Finlandia, citamos ROULETTE, CRASHDIET, HARDCORESUPERSTAR, VAINS OF JENNA quase todas tocando Sleaze Glam. O que vocês acham desse estilo?

CRASHDIET é legal. Uma banda que eu estive antes chamada DEVIL'S ALLEY abriu um show deles. Na medida da totalidade dessa cena, nós honestamente, não somos grandes fãs. Nossa obsessão é mais os grupos de Metal mesmo com visual muito doido.

08 . O Dark Glam apareceu no cinema em filmes como Trick or Treat (Heavy Metal do Horror / Rock do Dia das Bruxas), Rocktober Blood, Rock'n'Roll Nightmare (Entrada para o Inferno), Hard Rock Zombies etc. Quais os seus favoritos? Vocês cogitaram usar algum para nomear a banda?

Trick or Treat é a influência principal do SALEMS LOTT, em especial o sempre ameaçador espectro Sammi Curr. Seu satanismo enérgico e consumidor da realeza é bem importante na nossa ideologia e músicas. Falando de outros feito eméritos do cinema, citamos BLACK CIRCLE BOYS, METALHEAD e o recente DEATHGAMS, inspirado pelo festival de Metal SlaughterFest.



09 . O Dark Glam é um gênero que musicalmente vai desde o Sleaze, a quase o Metal extremo, passando pelo Hard Rock, Heavy Metal etc. Todavia, poucas bandas fora do japão colocaram tantos estilos no mesmo disco, como vocês fizeram em seu EP. A audiência tem percebido essa intenção e inspiração em X-JAPAN e outros?

Há, sem dúvidas, uma enorme influência japonesa. Nós nunca negaremos o X-JAPAN, todavia, ser multidimensional musicalmente é extremamente crucial para o que fazemos com o SALEM LOTT. Nosso ful lenght vai surpreender muitos humanos. Ele será calçado todo em emoções e texturas diferentes. Tudo entra, desde a violência Thrash à baladas lindamente compostas, com hinos para socar o ar e até tendências experimentais. Uma ampla gama de destreza nas composições será orgulhosamente apresentada.

10 . Algumas bandas japonesas, como ROMMEL, ROSENFELD, MEIN KAMPF, tiveram sua imagem associado ao nazismo.Vocês tem uma música chamada S.S., ainda que signifique "Sonic Shock", e usam faixas vermelhas nos braços. Algo semelhante aconteceu com vocês?

Às vezes, sim. Ainda que de maneira alguma sejamos racistas, nós acreditamos que algumas idéias do Hitler tiveram mérito; por exemplo a eugenia ou o sofrimento para criar os Übermensch (homens superiores). Afora essas ideias, nós não fazemos parte dessa linha de pensamento.

Cartaz de um show proibindo a entrada de rappers. Fonte: Facebook.
11 . Em 2006, o grupo alemão BONFIRE amargou más críticas com a canção "Rap is Crap" (Rap é porcaria). Vocês também tem feito uma campanha semelhante em alguns cartazes de divulgação de shows, sugerindo que a entrada de rappers é proibida. Isso gerou alguma acusação de racismo ou deméritos para vocês?

Talvez, mas mais uma vez é uma forma para chocar os menos dotados mentalmente, ou com ar na cabeça e cérebro de ervilha

12 . Espaço aberto para se despedirem da sua primeira - esperamos de muitas - entrevistas para o Brasil, América do Sul e Latina.

Muitoooo obrigado Willba por acreditar na nossa banda de loucos niilistas, adornados comesticamente, assassinos da camada de ozônio de tanto spray de cabelo e deformações bizarras. Nós esperamos visitar em breve seu país e lhes dar uma dose da verdadeira loucura do Metal chocante e fritado! Desafiem o mundano!

Tony, Monroe, Jeff & Wade. Foto: divulgação.
SALEMS LOTT:

Monroe Black - Vocal principal e guitarra.
Jeff  Black - Fritação nas guitarras e voz secundária.
Kay Wad - Baixo principal e voz terceária.
Tony F. Corpse - Bateria e interlocutor de entrevistas.

Discografia
Salems Lott (Ep, cd, 2015).



Sites relacionados:
http://salemslott.com/
https://www.facebook.com/salemslottband/
https://www.youtube.com/user/salemslottofficial/
https://www.instagram.com/salemslottband/
https://twitter.com/SalemsLottBand/
https://itunes.apple.com/us/album/salems-lott/id945549956/

*

< ENGLISH VERSION >

It's been called DARK GLAM a very especific genre that came out in the early 80's metal. Visually, Dark Glam has the same Hard 'n' Heavy bands look mixed with darker and morbid outfits. The music is also mixed up, from the Sleaze Glam to Speed / Thrash Metal assault. The lyrics are also about morbid, bizarre and violent themes; and of course, there's a lot of blood and theatre on the stage. Most of bands that embrace this genre only lasted a demo tape (happened to OVERKILL) or an EP (the case with WITCH). There were some excessions, like W.A.S.P.'s 1st two albuns or MÖTLEY CRÜE up to "Shout At The Devil" era. You can guess that the groups that "went far" are those whom dropped the satanic, dark, pentagram, and blood imagery in order to persue are more traditional outfits and lyrics, and you are right. Althrought there were Dark Glam bands all over the world, that genre only lasted for good in Japan, where it were embraced by the masses and continue do devolve, being known as VISUAL KEI since the 1990's.

In the new millenium, Dark Glam, sorry about the joke, came out once again from the Darkness of oblivion to the spotlights of the underground in the flesh of young groups like LIPZ, FATAL SMILE, LYNAM and others that are taking off where AXATAK, HAWK, THUNDERSTICK etc stopped. On those new generation hailing the old school one group from Los Angels, California, has come to our attention. They are known as SALEMS LOTT.

SALEMS LOTT: inflicting the masses with cosmic shredding leads of sheer, unearthly complexity.


Created in 2013 by an fantastic four group of shreddind musicians, SALEMS LOTT released, under Rêd Moon Records their self-titled EP last year. Containing two instrumental numbers and five songs from the Metal attack to Darker Hard Rock, this debut had also two videos on internet. Rock Dissidente talked to Tony F. Corpse, the drummer, who explain a lot of curiositys on SALEMS LOTT, his opnions about the current undeground scene (Dark Glam and in general), and with lotsa of black humor unmade controversial issues (like the nazi stuff) and mad some projections of the groups future. Read it below, if you not afraid of vampire looks, fireworks or blood stains on your make up!


01 . Since the band is named after the 2nd romance written by Stephen King, from 1975, and the monster on the cover of the EP reminds a lot the vampire of the movie, made by Tobe Hooper in 1979, what does scary you guys? How the horror literature is influential to your music?


Actually that is a misconception that people often make in regards to our moniker. Our name is both an homage to the heathens and disassociated people persecuted during the salem witch trials as well as those wrongly judged in the modern age. The band members are in their early 20's and when deciding upon the name weren't even aware of the Stephen King book or movie. Therein lies the youthful generation gap and separation from the old guard. No offense to our adoring older admirers or Stephen King himself.

02 . Lot of people think that Jeff and Monroe, the guitarrists, are brothers since they both have the last name Black. Is that truth? How does it make it easier have a band since half of it are relatives? Or the other half fell like second best?

Yes indeed, Monroe and Jet are blood brothers in Metal. Adjoined at the hip during birth yet separated to inflict the masses with cosmic shredding leads of sheer, unearthly complexity. The other half (that being the dynamic rythm section of Kay on bass and Tony F. Corpse on drums) are no less adequate in their stunning contributions.

03 . SALEMS LOTT is touring constantily through the USA, even suporting great and old names such as LOUDNESS and even Marty Friedman. How these oldie goldies have liked your music? The audience, most of them there for main attractions, have received you guys well?
Oh yes, we went over a storm with the kamakazie Japanese attack of Loudness and the neoclassical blitzkrieg of Marty Friedman. I think they relate to us because we offer a nostalgic factor with the overt theatrics (makeup, costumes, long spiked hair, etc ) yet we transcend the present and future due to these elements as well. Basically we do not fit anywhere but everywhere.

04 . The DARK GLAM as a musical genre got, since the 1990's, a lot of good reception in Japan, where it is called Visual Key. What groups you guys love better, the USA's like LIZZY BORDEN, W.A.S.P., WITCH etc or the nipponics as X-JAPAN, FLATBACKER, AION etc?

We are a trifle divided on opinion when in relation to the Japanese vs American debate. I strongly adore the visual kei scene (X Japan, Dead End and Aion being personal favorites) yet I steer more toward the early to mid 80's shock rock scene (early Crue, W.A.S.P., Lizzy Borden, London, Icon, Halloween, Seduce) as primary influences, whereas the other guys lean more favorably towards the Japanese scene.

05 . There seens to be a curse upon the Dark Glam metal bands. Usually, those groups in america broke up after an EP, a demo, one full record, or stop with blood, pentagarms, make up. There's a lot of examples, like MÖTLEY CRÜE that hit the big time after leaving the "Shout at The Devil" imagery. Do you guys are afraid of it? Can you imagine SALEMS LOTT as an ordinary band?

Our plan is to keep evolving but remain very theatrical and shocking. Diversity musically and visually as well as thematically and stage show/performance wise. It shall evolve to devolve and vise versa. Nothing will remain concrete but we can promise continued utilization of artistic and histrionic elements.

06 . Hopefuly, nowdays, there's a huge amount of yong groups realising that being Dark Glam is cool and trying the emulate what WRATHCHILD, E.Z.O, , HALLOWEEN and on did on the past. We are talking about yourselves, of course, and others such as LYNAM, TOXICROSE, WILDSTREET and on. How do you guys like their music? Do you keep in touch somehow?
And about the pioneers? Do you know what names like KRANK, AXATAK and others think of your music?


I am a fan of Toxic Rose. I have never personally conversed with them though. Check out Wicked from New York. In a parallel universe I view them as Angel and Salems Lott as Kiss. The whole good vs evil ploy (Angel were from heaven, Kiss from hell. The black/silver Kiss montage against the outlandish white and pure Angel ploy). Salems Lott as a whole worship Krank. Their debut album kills! We were actually considering covering one of their songs.

07 . Nowdays, there is a lot of young bands hailing from Sweeden and Finland like ROULETTE, CRASHDIET, HARDCORESUPERSTAR, VAINS OF JENNA playing an stily that in Brazil we call Sleaze Glam. What's your thouhts on that scene?

Crashdiet is good. A band i use to be in called Devil's Alley once opened for them. Insofar as that scene goes in it's entirety we are honestly not huge fans. We obsess over the more metal and crazy imaged groups.

08 . Dark Glam have apperead on cinema on some movies: HARD ROCK ZOMBIES, TRICK OR TREAT, ROCKTOBER BLOOD, ROCK'N'ROLL NIGHTMARE (Edge of Hell). What's your personal favorites? Have you considerer name the band after one of them?
Trick Or Treat is a primary influence on Salems Lott, especially the ever looming spectre of Sammi Curr. His satanic, all energy consuming royalty plays a big role in our ideology and themes. More fantastic pieces of cinema include Black Circle Boys, Metalhead and the recent metal inspired slaughterfest Deathgasm.

09 . Dark Glam is a genre almost like anything goes metal, since there bands playing from sleaze to Thrash not forgeting ballads, Heavy, Hard Rock and all. Even so, just japonese bands put a lot of genres on the same record, just as you made it on your EP. The audience have realising the X-JAPAN influence?

They are a huge influence no doubt. We shall never deny their importance either. Being multidimensional musically is very crucial to the design of Salems Lott. Our full length album is going to suprise many humans. It will be chock full of differing textures and emotions. Everything from full on thrash assaults to beautifully composed ballads to fist pumping anthems to experimental leanings. A broad range of compositional dexterity will be proudly represented.

10 . Some japonese groups, we may name ROMMEL, ROSENFELD, MEIN KAMPF, hade their image and lyrics relate to nazims. SALEMS LOTT have a song called SS, that means "Sonic Shock", and wear red belt on your arms. Have you guys been pointed as nazis?

At times, yes. But even though we are by no means racists we do believe that many of Hitler's ideas held merit. For instance eugenics or the plight of the ubermensch. Aside from those relations we do not subscribe to that frame of thought.

11 . Back in 2006, the german 80s outfit BONFIRE had awful critics with the song "Rap is Crap". SALEMS LOTT have made an campaing just as same on some concerts adversing. Does it generates an acusation of racisms on SALEMS LOTT?

Perhaps, but once again it's mostly to rifle the feathers and peabrains of those less mentally endowed.

12 . Oks, guys. This is the space for you to say any message dirty, blood and censored you what to close your 1st interview from Latin America.

Thank you soooo much Will for believing in our troop of cosmetically adorned, hair spray ozone murdering, nihilist freaks from Hardlyweird. We hope to visit your great country soon and give everyone a dose of truly shredding shock metal madness. Defy the mundane!

Nenhum comentário:

Postar um comentário