segunda-feira, abril 04, 2016

The Byrds: o começo da psicodelia no Rock'n'Roll.

MARÇO DE 2016: 50 ANOS DO NASCIMENTO DA PSICODELIA.

Tradução do espanhol feita por Willba Dissidente para o texto escrito pelo guitarrista madrileño Salvador Dominguez; membro original das bandas oitentistas BANZAI e TARZEN, artista solo e autor de livros, além de ter carreira como músico profissional desde princípios dos anos 1970.

1- THE BYRDS.
Single: "Eight Miles High" / "Why" (Columbia, 4-43578), produzido por Allen Stanton. Publicado em março de 1966.

Jim McGuinn (guitarra/voz)
David Crosby (guitarra/voz)
Gene Clark (voz/percussão)
Chris Hillman (baixo)
Michael Clarke (bateria)

Durante o outono californiano de 1965, alguns componentes do THE BYRDS frequentaram a mansão que os THE BEATLES tinham alugada em Beverly Hills, onde se organizavam divertidas noitadas, em que música, drinks, maconha e algumas pílulas lisérgicas chamada Sandoz se intercalavam.



Em uma daquelas "festas" - na qual John Lennon deu uns murros no ator Peter Fonda por esse ter ficado falando da morte no meio de uma viagem de ácido -, George Harrison compôs "If I Needed Someone" (publicada no disco "Rubber Soul", em dezembro de 1965), em cuja estrutura se iniciou, segundo o próprio beatle admitiu, dos acordes sustenidos que os THE BYRDS empregavam em suas canções.



Estes, por sua vez, haviam descoberto as possibilidades sonoras de uma guitarra Rickenbacker de doze cordas ao escutar o próprio Harrison no filme "A Hard Day's Night" (que estreou em 10 de julho de 1964). Distintos processos de osmose? Parece que sim.

A questão é que, em começos de 1966, os THE BYRDS viriam a obter um sucesso estrondoso com seus primeiros LP's para a Columbia / CBS: "Mr. Tambourine Man" (junho de 1965) e "Turn, Turn, Turn" (dezembro de 1965) - produzidos por Terry Melcher -, que junto ao single "Like a Rolling Stone" e o álbum "Highway 61 Revisited" (publicados em julho e agosto de 1965, respectivamente) de BOB DYLAN, haviam galvanizado e capitalizado esse novo gênero musical batizado como "Folk Rock".

Eram os dias em que a música, e o Rock, evoluíam constantemente. Não havia trégua ou rendição. E aquelas "festas" em Beverly Hills pareceram brindar aos THE BYRDS o sentido necessário para escrever "Eight Miles High"; um dos melhores e mais inovadores temas dos anos 1960, em que se combinaram as escalas próprias do saxofonista e gênio do jazz JOHN COLTRANE, com ragás indianas, harmonias vocais intrincadas e textos abertamente surrealistas...



"Oito milhas de altura você é tocado, você percebe que é mais estranho que conhecido,
Placas na cidade que dizem onde você está indo, estão em outro lugar sendo elas mesmas.

"Em lugar algum há calor para ser encontrado, entre aqueles com medo de perderem sua razão,
Chove cinzento na cidade conhecida por seu som, em lugares de rostos desacoplados.

"Em volta dos quarteirões lotados de chuvas, alguns sorrido, outros se tornam formas sem molde,
Cenas das calçadas e limousines pretas, alguns vivendo, alguns ficando sozinhos".

(David Crosby, Jim McGuinn, Gene Clark / Tickson Music Co., 1966)

No entanto, e pese a qualidade do 'produto', a canção foi vetada por disc-jockeys, cadeias de rádio e críticos musicais estadunidenses, ao considerar o título "Oito Milhas de Altura", uma apologia das drogas, embora tal elogio apareça em parte alguma da letra.



Ao que o grupo se referia sim, era uma viagem de avião - que fizeram à Inglaterra - à seis milhas de altura, cifra que mudaram a oito, para ser mais apropriada para vocalizar em três harmonias.

Este single, que tive a sorte de ver na vitrine de uma loja de discos na zona estadunidense do canal do Panamá e comprar de imediato pelo preço de um dólar, seria a última gravação de Gene Clark com o grupo.

Salvador Dominguez em 1966, à época com treze anos, no canal do Panamá.
Sua saída, figura nos anais das trívias do Rock'n'Roll, principalmente pelo motivo alegado, que não era nenhum outro, que seu pânico - ou fobia - de voar de avião.

"Eight Miles High" é considerada por musicólogos mais sérios como um dos dois temas que deram a ignição de largada à Psicodelia. O outro tema foi "Shapes Of Things", dos THE YARDBIRDS, single que também comprei naquela bendita loja dos discos na Zona do Canal e da qual falaremos também pretty soon...




Visite Salvador Dominguez em:

http://www.salvador-dominguez.com/
http://salvadordominguez.blogspot.com/
https://twitter.com/wildguitar_
http://www.facebook.com/salvadordominguezoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário