terça-feira, março 22, 2016

México: como o Rock / Metal cantou o país de nossos hermanos norte-americanos.


México, ou oficialmente, "Estados Unidos Mexicanos" é muito maior que apenas um território ao sul da América do Norte. Não fazemos referência ao fato desse país com 31 estados (mais um Distrito Federal) possuir 118 milhões de habitantes ou ser - atualmente - o segundo maior PIB da América Latina, só perdendo para o Brasil. Tampouco, a menção é ao território de dois milhões de Km quadrados e sua geografia, que possui de praias tropicais à neve e de vulcões a tremores de terra. Nossa meta, como muito bem definiu Érico Veríssimo é retratar o "México absurdo, o mágico México", país da "desordem latino-americana", de "imagens, sons e cheiros" no qual "o relógio é apenas um elemento decorativo e o tempo, assunto de poesia".



Zócalo, no coração da Cidade da México, um dos cartões postais do México. Foto: Reprodução.

De independência declarada em 1810 (reconhecida onze anos depois), o Tenochitlan foi invadido pela Espanha em 1521. O imperador Montezuma não pode resistir e logo o território hoje conhecido como México virou uma colônia. Sucederam a independência, impérios, ditaduras, guerra com o imperialismo estadunidense (seguida de concessão de territórios aos opressores) e a Revolução Mexicana que começou a formar "a cara" que o país hoje possui. Lar dos povos Asteca, Maia, Tolteca, Mixteca, Zapoteca e outros, além de ser parte do mítico "Velho Oeste", o México encanta. Sua História cheia de desdobramentos trágicos, sua cultura dos muralistas, dos mariachis, das máscaras mortuárias, das bandas de Heavy Metal, da culinária apimentada e bebidas pesadas, tudo isso e muito mais fascinam o mundo, tiram a vida da normalidade a levam a uma realidade idealizada.


Pedra do Sol, ou calendário Asteca, que de tão importante é considerada a segunda bandeira do México. Foto: Reprodução

A proximidade física aos USA, ainda que distante economicamente e da cultura popular, criaram uma aura de mistério e misticismo sobre o México. Desde o começo da década de 1970 os rockers daquela terra - e posteriormente de todo o mundo - passaram a ver o México como um país onde poderiam viver longe da retidão e da ordem careta de suas rotinas na terra do Tio Sam. Onde encontrariam señoritas a quem amar que, diferente das moças de sua terra, entenderiam seus sentimentos. Em suma, o México carrega no imaginário coletivo a ilusão de onde se fazer a viagem de sua vida, não só territorialmente, mas nas ideias e no sentimento.


Centro de Oaxaca de Juarez, capital de Oaxaca. Foto: Reprodução

Você acaba de descer de avião na cidade do México e em sua caminhada até as pirâmides do Teotihuacan, ou as do Monte Alban em Oaxaca passará por mais de quarenta anos de música feita, ou inspirada, sobre a terra de Frida Khalo. Nossa lista é cronologia e alfabética por nome de artista em caso de empate de ano de lançamento.

01 . STEVE MILLER BAND (1970) "Going to México".



Quinto disco do grupo de São Francisco, e fase de transição entre o psicodélico e o pop, a banda do guitarrista Steve Miller é a primeira homenagem conhecida do Rock'n'Roll ao país que teve o Texas como sua província. A letra, como muito veremos a seguir, fala daquela viagem longe das preocupações do dia-a-dia.

02 . ZZ TOP (1971) "Goin' Down to México".



Vindos do Texas, estado que fazia parte do território mexicano, o ZZ TOP talvez seja a grupo estadunidense que mais cantou o México. No que pese a proximidade física, o power trio já declarou sua admiração pela país das quesadillas e tortillas em músicas como "Mexican Blackbird"(carro), "Mescalero"(mescalero é um grupo índigena do Texas, mas a letra  trata do mezcal, uma bebida típica) , "Heard on the X" (as rádios de fronteira no México começam com X no nome) etc, além de seu segundo registro citar o Rio Grande (que separa México e USA). A primazia em homenagear o México fez do ZZ TOP a segunda banda cronológica em nossa lista, mas a primeira estourada em número de citações.

03 . THE BABYS (1978) Run To Mexico



Banda que teve nas sua formação John Waite do BAD ENGLISH e Jonathan Cain do JOURNEY e BAD ENGLISH antes da fama. A canção fala de um lugar onde a namorada poderia ser feliz e soltar seu cabelo. Não falamos de Chicago, querida, mas para isso é só fugir com o compinche para o México.



04 . FANDANGO (1978) "México".



Antes da fama com o RAINBOW e o DEEP PURPLE, Joe Lynn Turner já cantava A.O.R. no grupo FANDANGO e compôs essa balada para disco "Last Kiss" de 1978. A canção conta de um amor vivido no México.

05 . SMOKIE (1978) "Mexican Girl".



Um amor correspondido que nunca aconteceria na Inglaterra, onde os rapazes do Rock / Pop viviam. É hora de sair da casa de seus pais e viver essa paixão no México.

06 . BLUE OYSTER CULT (1980) "Cultösaurus Erectus".




Ainda que até onde pudemos apurar o grupo nova iorquino de Hard Rock Progressivo nunca fez uma música claramente falando do México. Ainda assim, na contra-capa do disco "Cultossauros Erectus", de 1980, o grupo - de brincadeira - inseriu um estranho fóssil de dinossauro que teria sido encontrado perto de Oaxaca (centro-sul) do México.

07 . RIOT (1981) "Outlaw".



O Heavy Metal começava a surgir e ganhar espaço na América em princípios da década de 1980. Um grupo que tinha muitos membros de origem hispânica, e já estava ativo desde o fim dos anos 1970, o RIOT resolveu deixar sua homenagem falando de um assaltante de bancos mexicano. A música inclusive tem diálogos em espanhol durante seu último solo de guitarra.

08 . THIN LIZZY (1981) "Mexican Blood".



"Renegade" foi o décimo primeiro disco do grupo irlandês THIN LIZZY, que por ter sido lançado à época no Brasil garantiu certa popularidade por aqui. Em sua oitava faixa, a penúltima, o poeta Phil Lynott escreveu o confuso de um moço e uma moça, ambos mexicanos, apaixonados em que esta última acaba sendo apaixonada. 

09 . BAD COMPANY (1982) "Old México".



Distante do sucesso de seus primeiros discos, ou do FREE, e numa fase de queda de popularidade até serem aclamados novamente com a balada "If You Need Somebody", o quarteto inglês compôs esse Southren Rock no disco "Rough Diamonds". A música fala de um homem buscando diversão e prostitutas, num velho país que conhecemos muito bem, que acaba preso.

10 . NAZARETH (1982) "México".



Transformado em um sexteto e flertando com o A.O.R. pela segunda vez na carreira, o grupo mais bem sucedido da Escócia, e uma das maiores bandas de Rock'n'Roll do mundo, compôs esse tema com letra intrincada de um tipo de profissional escuso que comete crimes por dinheiro e então foge para o México.

11 . STAMPEDE (1983) "México".



N.W.O.B.H.M. com teclados do disco "Hurricane Town", o STAMPEDE é uma banda associada ao UFO, pela similaridade da voz de seu vocalista e por outros dois membros que viriam a fazer parte da instituição do Hard Rock inglês. Caso raro em nossa lista, o STAMPEDE escreveu sua canção contando sobre a Revolução Mexicana de início do século XX. A música conta dos mortes e dos tiros de canhão pela perspectiva dos camponeses. E só uma outra banda mexicana faria algo parecido, como veremos a seguir.

12 . LUZBEL (1985) "La Gran Ciudad".



Primeiros mexicanos a entrarem em nossa lista, esse clipe foi dica de nosso amigo mexicano Wells Galvez. Ainda que a letra da música não seja muito literal e aberta a interpretações diversas, durante o clipe com a banda tocando aparecem imagens diversas de região metropolitana da Cidade do México, no Distrito Federal do México, onde se formou o conjunto, garantindo a menção em nossa lista. 

O LUZBEL é um clássico e pioneiro do Metal mexicano, sendo que o EP "Metal Caido Del Cielo", encerrado pela faixa "La Gran Ciudad", é segundo disco gravado pelo grupo, mas o primeiro lançado.

13 . BÖHSE ONKELZ (1986) "México".



A banda de Heavy Metal cantado em alemão, já acusada de nacionalista, fez essa canção falando de como o povo germânico chegaria na Copa do Mundo de 1986 e beberia tequila até ter diarreia (!!), abraçaria as señoritas e ainda ganhariam o torneio de futebol. No concerne ao Futebol, a troféu copa de 86 passou longe dos germânicos, porém no que tange à música, canção ficou como uma das preferidas da banda.

14 . BACKSTREET GIRLS (1988) "Mexican Town".



Banda de Sleaze Glam norueguesa, pioneira e uma das poucas nórdicas a atacar esse filão na época, fez essa homenagem ao México, onde as cidades tem mais diversão.

15 . CINDERELLA (1988) "Gypsy Road".



Ainda que não fale abertamente do México, o clipe gravado no estado de Yucatan, onde predomina a etnia Maia, foi um enorme sucesso na carreira do grupo estadunidense. Ainda que comumente tido como simplesmente uma banda de Hair Metal, o CINDERELLA prezava pela inclusão de slides-guitar e influências rockers da década de 50, além do blues do Sul dos EUA; região circunvizinha do México.


16 . JIMMY BARNES (1988) "Going to México".



Vindo da Australia, o cantor da banda COLD CHISEL foi também super bem sucedido em carreira solo. Um dos maiores êxitos, saiu como lado B do compacto "I'm still on your side", depois disponibilizado em cds ao vivo e em coletâneas, demonstrando que o México como fuga da realidade encanta até no novíssimo mundo.

17 . SAXON (1988) "Ride like the Wind".

Talvez tenham sido os filmes de faroeste, mas no inconsciente estadunidense, existe a ideia que os criminosos daquele país podem fugir para o México e assim ficarem livres. A música falando de um homem condenado à forca por múltiplos assassinatos, composta originalmente pelo canto pop CHRISTOPHER CROSS em 1980 (sob influência de ácido numa bela tarde em Houston, Texas) não nos deixa mentir. Como nosso blog é mais voltado ao Rock Pesado, escolhemos utilizar a versão do seminal e pioneiro grupo heavy bretão, sucesso do disco "Destiny".



Os estadunidenses do POWERTRIP PIGS e o noroeguês JORN utilizaram o arranjo do SAXON ao coverizar "Ride Like The Wind".

18 . SITTIN' PRETTY (1988) "Take me Down to México".



Banda do falecido vocalista Tommy Lee, não confundir com o homônimo baterista do MÖTLEY CRÜE. O grupo desapareceu após soltar um disco independente em 1988, cujas 04 bônus do relançamento em CD de 2014 incluem essa versão demo.

19 . BROKEN GLASS (1990) "México".



Banda estadunidense de um único disco, "A Fast Mean Game", cantando de um México mitológico, onde os problemas somem. Não confundir com o grupo homônimo inglês, de Stan Webb do CHIKEN SHACK, nem grupo italiano de Thrash BROKEN GLAZZ.

20 . MCQUEEN (1991) "Going Back to México".



Vindos do Alabama e tendo lançado só um disco naquela pegada típica de início dos anos 1990, ainda que produzido por Tom Werman, a banda estadunidense conta de um moço cansado de brigar com o vizinhos e a esposa que precisa buscar refúgio onde já bebeu muito e foi feliz... no México! Um tanto quanto imaturo, vocês não acham?

21. KRAKEN (1993) "Méxica".



Para seu quarto disco, intitulado "IV - Piel de Cobre" , o grupo de Hard Rock Progressivo da Colômbia quis buscar  inspiração nas culturas mesoamericanas Inca, Maia e Asteca. O saudoso vocalista Elkin Ramírez demorou, de acordo com o Wikipedia, dois anos estudando os costumes e línguas locais para compor músicas como a faixa-título, "Eres", "O'Culto" e outras falando desses povos de toda a América Latina.  

A faixa "Méxica", assim como outras do disco, conta acontecimentos culturais, e mitológicos importantes para os povos originais pré-hispânicos. Nesse tema são citados vários lugares e deuses da etnia Asteca, originária do território mexicano, com direito a partes cantadas no idioma local.

De acordo com Ramírez, ele se aproveitou do momento logo após 1992 (quando completou 500 anos de presença europeia nas Américas) para buscar escrever dessas três culturas consideradas mais relevantes. A canção "Méxica" aparece também na compilação "Vive El Rock Nacional" (2004) e no disco ao vivo "Filamórnico" (2006).

21 . RED HEAT (1993) "México".



Banda alemã de A.O.R. que só durou o disco, ironicamente chamado de "1st", que fez essa bela canção sobre um homem que precisa ir ao México para reencontrar o amor de sua vida numa praia mexicana, onde sempre faz calor.

22 . BRUJERIA (1995) "La Migra (Cruza la Frontera II)".




Alguns sites citam o BRUJERIA, banda de Death Metal / Grindcore como tendo sido formada em Tijuana no México. Outros, como a Wikipedia, colocam a banda como tendo surgido em Los Angeles. O que ambas versões concordam é que o conjunto surgiu em 1989 e os seus membros, supostamente de origem latina, se portam como se fossem traficantes de drogas procurados pelo FBI. "La Migra" é como os mexicanos que querem entrar ilegalmente nos Estados Unidos chamam a polícia de imigração estadunidense.

23 . SCORPIONS (1995) "Ave Maria no Morro".



Em seu terceiro disco ao vivo, "Live Bites", o quinteto teutônico registrou 08 dos quinze temas na capital mexicana. O restante do repertório é composto por duas canções de estúdio e as demais músicas foram gravadas em São Francisco, Munique, Berlin e Leninegrado. Ainda que mais da metade do repertório tenha sido gravado no México, o vocalista Klaus Meine ainda cantou em espanhol uma versão para a música "Ave Maria No Morro", que saiu em todo o mundo; menos nos EUA.

24 . TRANSMETAL (1996) "México Bárbaro".



Do Speed / Thrash Metal do final dos anos oitenta para o Death / Thrash que seguiu desde a década seguinte, o TRANSMETAL é seguramente o grupo de Metal extremo mais bem sucedido no México. Sua homenagem à pátria mãe, segue a mesma linha da feita pelo STAMPEDE, que conta da Revolução do século XX pela ótica que muitas vidas foram perdidas para se libertar da opressão e formar um país.

25 . PAUL GILBERT (1999) "Down To México".



Você sente falta de se encontrar? A situação está fora de controle? Cansou do frio congelante? Segundo a canção do ex guitarrista do MR. BIG e do RACER X para resolver tudo isso basta fugir para o México.

26 . SAMMY HAGAR (1999) "Mas Tequila".



Fã de bebidas fortes, o Red Rocker, ex-MONTROSE e ex-VAN HALEN, possui em Cabo San Lucas, um restaurante e casa de shows chamado Cabo Wabo desde meados dos anos oitenta. ALICE COOPER, e  o próprio SAMMY HAGAR já gravaram discos ao vivo no lugar. Antes da chegada do músico, a cidade já era famosa por sua própria tequila, que foi homenageada nessa faixa que fala de um final de semana no estado de Baja Califórnia; que faz fronteira com a Califórnia estadunidense (que era território mexicano).

Ainda não sentindo que homenageou suficiente o país que tão bem o recebeu, SAMMY HAGAR, com a banda THE WABOS, que o acompanha, fez outra homenagem em 2006.



27 . HELLOWEEN (2001) "The Mexican".



Num disco só de versões, a quarta banda alemã em nossa lista conta uma estória de faroeste. A música original de BABE RUTH, posteriormente coverizada por JELLY BEAN em 1984, contando a estória da personagem Chico Fernadez, é a versão com vocal da trilha sonora do filme "Por uns dólares a mais", de Sergio Leone. Lançado originalmente em 1965, a melodia é de ENNIO MORRICONE.

28 . TROPA DE SHOCK (2001) "The Glory of The Sun".



Único representante brasileiro na lista, a banda TROPA DE SHOCK conta a mito do deus Nanahuatzin, a divindade que representa o Deus Sol para os astecas. Dentro da mitologia dos povos originários da região centro-sul do México, o mundo que vivemos é o quinto Sol, precedido por outros quatro sóis. Uma das funções do humanos é o recorrente sacrifício a esse Deus em ordem para o mundo não ser destruído. Em nossa listagem, é também a única citação à riquíssima mitologia mexicana.

29 . INNUENDO (2002) "Raining in México".



Com nome inspirado no QUEEN, a banda estadunidense resolveu sem seu quarto disco fazer uma uma balada sobre um homem que viajou ao México e se apaixonou por nunca ter visto algo tão lindo na vida.

30 . GILLMAN (2003) "Guaicapuro Cauhtémoc".



Cauhtémoc era sobrinho do imperado Montezuma e foi o último governante do Tenochtitlan antes que Hernan Cortes o fizesse território espanhol. Famoso por sua resistência e por nem sob tortura revelou o tesouro asteca aos assassinos ibéricos, Cauhtémoc é até hoje um nome comum para pessoas, prédios oficiais e logradouros. A história desse guerreiro foi contada por PAUL GILLMAN em sua carreira solo, muito após o ARKANGEL, o venezuelano que tem foto abraçado com Hugo Chávez fez, como é seu costume, uma letra de fortíssima crítica social e pedindo reparação histórica pelos males causados pelos europeus à América Latina. Além disso, em seus concertos, o cantor, que também é radialista e ator, também vestia uma máscara, ao exaltar seu sangue indígena, e pedia para receber o espírito do de Guaicapuro Cauhtémoc.

31 . WINGER (2006) "Short Flight to México".



Outrora banda de sucesso do ex-baixista do ALICE COOPER com o guitarrista Reb Beach ( futuramente no WHITESNAKE), aqui temos uma faixa do disco de retorno, após treze anos de separação. A música, gravada em afinação mais baixa que o som clássico do grupo, fala de um casal que se assassinou.

32 . MOTÖRHEAD (2013) "Going to México".



No penúltimo disco da banda de sua banda, o saudoso Lemmy (ex- HAWKWIND) compôs esse tema, falando de alguém que cometeu crimes e foge para o México o mais rápido possível, conseguindo atravessar a fronteira.

33 . SLEAZY ROXX (2014) "Long Way To México".



Grupo recente de Sleaze Glam da República Tcheca. Falando de violência, e fugas mirabolantes da polícia, essa homenagem ao país de Emiliano Zapata saiu no CD "Dangerous Obssession", terceiro full lenght do conjunto.

34 . THE DEAD DAISIES (2015) "México".



Outra banda australiana que resolveu celebrar a terra de José Vasconcelos; dessa vez, a trupe atual do baixista Marco Mendonza, do THIN LIZZY e WHITESNAKE. O vídeo é quase a transposição das letras da canção, novamente retratando o México como um lugar de farra, prostitutas e onde você acabar vendo os sinos das igrejas ou o sol nascer quadrado.

*

Vulcão em Cholula, estado de Puebla.

Pelo México ter sido colônia e propositalmente feito de periferia do sistema capitalista, o país também ficou estigmatizado como um lugar de pouca lei, de prostituição, onde a violência pode surgir a qualquer momento, com facilidade de se conseguir drogas e outros ilícitos. Quase um "jardim de farra", dos yankees. Lá, a festa, regada à Tequila, não será regrada como sem seu país desenvolvido. Muito lamentavelmente, algumas das bandas aqui seguiram essa linha que reproduz inúmeros preconceitos e esteriótipos, de fato, nada de bonito dizendo sobre o México. Certamente, a maioria bandas o fazem por ingenuidade, todavia, não conseguiram vencer as contradições de seu tempo, ainda que intentando homenagear o México. Infelizmente, salta aos olhos a inexistência de canções escritas por mulheres, ainda que muita das músicas falem sobre encontrar uma companheira no México. Nota-se, portanto, uma visão extremamente masculinizada, como se o país de Frida Khalo fosse um oasis para os homens.

Cachoeira de Tamul, na região de La Huastaca, em San Luis Potosí Fonte: reprodução.

Tal falta de tato, lembra o que aconteceu com os russos do GORKY PARK e a antipatia que ganharam com o clipe de canção "Moscow Calling", de 1991. Nesse quesito, é tão notável quanto uma montanha é visível em meio a vasta planície, que as bandas latinas foram as que compuseram os temas mais coerentes sobre o México; falando de sua História, de seus problemas atuais e sua mitologia. A música, como toda cultura, novamente, é produto de sua época, e da mentalidade do artista; todavia, alguns tantos conseguiram ver além da rasa mediocridade do clichê, e descrever as verdadeiras belezas do México - sejam naturais ou culturais - sem serem nocivos ou preconceituosos. Romper estereótipos é uma função da arte. Ressaltamos que ainda que não sejam as únicas, até porque sua participação na lista é pequena, mas o grupos brasileiros, colombianos, venezuelanos e mexicanos foram os que mais fizeram arte dissidente em relação ao senso-comum sobre a pátria do oaxaqueño Benito Juarez.

Esperamos então que este artigo os tenha mostrado que o México, talvez o país com mais homenagens registradas no Rock'n'Roll, não é formado 100% por  drogados, traficantes e imigrantes ou marginais - como querem nos fazer crer a mídia estadunidense - assim como o Brasil não é 100% sertanejo, bunda, roubo, jeitinho e cocaína.


Pirâmide de Kukuklán, em  Chicen Itza, próximo ao pueblo de Tinum em Yucatán.

Assim como a diversidade das manifestações culturais e naturais do México é imensa, nos seria impossível conhecer todas às citações feitas ao país da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe. Aproveite o espaço de comentários abaixo para nos contar o que esquecemos e o que você achou da nossa matéria e enviar as correções que achar necessárias.

Artigo atualizado em julho de 2021.

*

Willba Dissidente dedica esse texto a todas suas amigas e amigos mexicanos, com menção especial a HG Wells Galvez por lembrar do GILLMAN e também do LUZBEL.

2 comentários: