terça-feira, março 01, 2016

Inepsy: banda apoia fãs que brigaram com a Ku Klux Klan.

CUIDADO: CENAS FORTES E VIOLENTAS!


"Alguém por favor pague uma cerveja para esse cara", foi como a banda canadense INEPSY comemorou, em sua página oficial no facebook, o fato de um fã seu ter se metido em briga com membros da Ku Klux Klan esse sábado, 27/02/2016, na cidade de Anheim, sul da Califórnia. Surgida pela primeira vez em 1865, após o fim da Guerra Civil estadunidense, como um meio de impedir que os negros recém-libertos tivessem acesso aos direitos concebidos a qualquer cidadão, a KKK como também é conhecida foi uma força política muito forte, com políticos se juntando às suas fileiras. O grupo, reconhecido como terrorista desde 1872 tem por hábito perseguição e morte de todos os humanos que não sejam caucasianos, residentes nascidos nos EUA, heterossexuais e protestantes. Após a grande depressão da década de 1920 e os EUA terem se posicionado contra os totalitários na Segunda Guerra Mundial, os klanistas caíram em número (que chegou a alcançar 4 milhões de pessoas no ápice estimasse em 08 mil atualmente) e prestígio, diminuindo bruscamente suas aparições públicas.



Todavia, o grupo de supremacia branca, homofóbico e anti-comunista marcou inesperadamente uma passeata na cidade de Anheim, com concentração marcada no Pearson Park para protestar contra os imigrantes. No dia e hora marcados para que ocorresse o levante dos "revoltados estadunidenses", havia um grupo de 50 pessoas que reivindicavam ser os "Leais Cavaleiros Brancos da KKK", ou  "The Loyal White Knights of the Ku Klux Klan".
A banda canadense de Punk Metal INEPSY, ativa de 1999 a 2011, e cujas letras são classificadas como Crust, não poderia estar mais em desacordo com a Ku Klux Klan. Nem a banda responsável por clássicos como "Bombshell Rock", "Warriors of the Wastedland" etc, nem a reunião de Headbangers e Punks que aguardavam, ao meio-dia junto a outros contra-protestantes, que os klanistas se mostrassem nas ruas.



Os relatos são confusos e diferem se você os procurar pela CNN ou pelo El Pais etc. O que permeia ambos é que por volta de uma hora da tarde, no horário local, chegou uma van preta com os três líderes do movimento da KKK. Foi quando os Punks e Bangers colaram junto e xingamentos de ambos os lados se tornaram pontapés. Os rockers do underground parecem ter tido a primazia de começar a pancadaria. Testemunhas oculares disseram, ao site Last Times, que não havia policiamento quando o tumulto começou e foram unanimes em afirmar que os membros da KKK estavam armados com facas e usaram até um mastro de bandeira afiado como lança, enquanto os guerreiros com visuais e patchs do INEPSY lutaram desarmados.


Os klanistas estavam SEM seus tradicionais mantos e capuzes, trajando roupas pretas com patchs dos confederados e cruzes concêntricas e camisetas com dizeres como "Grand Dragon"(que não se pode identificar o significado). Outros klanistas estavan todos de preto, com lenços cobrindo o rosto, óculos escuros e bonés, carregando bandeiras dos USA e dos Confederados.


Na cidade cujo o senso de 2010 indicou 52% de população latina contra só 28% de elementos caucasianos, Brian Levin, diretor de "Centro estudos da faculdade de São Bernardino para estudo de Ódio e Extremismo", que estava no local tentando entrevistar a KKK, disse que se a polícia não tivesse chego antes, "os klanistas teriam sido despedaçados de membro a membro".


Ainda que sem suas vestimentas típicas, a KKK agiu com a covardia e a violência pelas quais é lembrada historicamente. O jovem banger / punk de 19 anos, e origem mexicana, nome não revelado, foi hospitalizado em estado sério após ter sido esfaqueado. Na internet, sua mãe disse que estava orgulhosa do filho ter bravamente enfrentado a KKK. Outros três membros do grupo de anti-protesto foram esfaqueados por klanistas durante os poucos minutos que os confrontos aconteceram. A página abaixo está juntando doações para o grupo Antifa (antifascista), que impediu que a passeata da Ku Klux Klan acontecesse.

https://newworldodor.info/mother-proud-of-son-for-kicking-kkk-member-in-the-face/



Como saldo final do confronto, 13 pessoas foram detidas pela polícia. Dessas, sete são do grupo underground contra os fascistas e seis da Ku Klux Klan. Em ambos os grupos há uma mulher entre os encarcerados. Curiosamente, só um morador da cidade de Anheim se encontra entre os presos.



Poucas semanas após imagens vazarem na internet imagens de (ex)membros do PANTERA, METALLICA, EXODUS e SLAYER fazendo a saudação nazista, não faltou quem acusasse todo o gênero do Rock Pesado, mais especificamente o Metal de ser machista, direitista e aliado com a opressão. O grupo de Punks e Headbangers, que se juntaram em ação Anti-Fascista em Anheim, provaram com o sangue e machucados no seu corpo que esse generalização é incorreta.

Entretanto, enquanto os membros das citadas bandas de Thrash Metal não repudiaram a atitude lastimável de seus membros, o INEPSY, que acabou sendo a banda mais visível nas imagens do confronto, foi incondicional em cair no mosh com seus fãs.

INEPSY (discografia):

See You in Hell (EP,2002)
Rock 'n' Roll Babylon (CD, 2003)
City Weapons (CD, 2005)
No Speed Limit for Destruction (CD, 2007)
Madness and Overkill (EP, 2010)
Toxic Holocaust / Inepsy (Split, 2010).

Site relacionado:
http://www.facebook.com/INEPSYOFFICIAL




Fontes pesquisadas no texto:

http://www.foxnews.com/us/2016/02/29/kkk-members-released-after-arrest-following-brawl-at-rally.html
http://edition.cnn.com/2016/02/29/us/kkk-rally-in-anaheim-violence/index.html
http://www.latimes.com/local/lanow/la-me-ln-klan-rally-in-anaheim-erupts-in-violence-one-man-stabbed-20160227-story.html
https://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2016/02/29/police-kkk-members-acted-in-self-defense-when-they-stabbed-3-counter-protesters-at-meager-rally/
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/28/internacional/1456615832_083439.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário