segunda-feira, janeiro 25, 2016

Rainbow, Dio, Thin Lizzy: quais os 10 melhores álbuns de Jimmy Bain?

Tradução de Willba Dissidente para o artigo "Top 10 Jimmy Bain Albums", escrito por Eduardo Rivadaria e publicado no site "Ultimate Classic Rock" segunda-feria, 25 de janeiro de 2016.

Texto original:
http://ultimateclassicrock.com/jimmy-bain-albums/#photogallery-1=1


Elencar os dez melhores discos gravados por Jimmy Bain foi uma baita tarefa. Afinal, quando o baixista faleceu em 24/01/2016, ele deixou uma impressionante, ainda que frequentemente subestimada, carreira no Hard rock e no Heavy Metal.

Vindo na Escócia, Bain nasceu na Highland Village de Newtontown em 19 de dezembro de 1947. Iniciando como performer nas bandas locais enquanto adolescente, ele construiu um currículo diversificado com conterrâneos como STREET NOISE e HARLOT. A chance grande chegou em 1976 com o convite para se juntar ao RAINBOW, com quem seu talento, temperamento amigável e resistência à rotina festeira fizeram do baixista uma figuraça na cena musical.

Bain iria construir uma sólida carreira na ceara do Heavy-Rock, trabalhando com gente como DIO, WILD HORSES, GARY MOORE e, o que foi seu último projeto aclamado, LAST IN LINE. Ele também coescreveu com o (também) guitarrista do DIO, Vivian Campbell a canção "Stars", que ficou famosa no álbum "Hear 'n' Aind", o projeto dos famosos do Rock Pesado para aliviar a fome na África.

10 . WWIII (1990) "WWIII".



Entre suas duas passagens pela banda de DIO, Bain se juntou aos ex-colegas Vinny Appice (bateria), Tracy G (triturador de guitarra) e o vocalista Mandy Lion na banda chamada, ameaçadoramente, de Terceira Guerra Mundial. O LP auto-intitulado é surpreendentemente obscuro e implacavelmente pesado, mas a resposta comercial muito baixa levou a instabilidade da formação. Somente Bain e Lion apareceram no segundo disco do conjunto, "When God Turned Away", um álbum lançado tardiamente em 2003 e mais "tranquilo".

09 . 3 LEGGED DOGG (2006) "Frozen Summer".




Outro super-grupo de curta duração, cujo único cd mostrou o amplo leque de habilidades de Bain como compositor e músico, ainda que agora com MUITOS elementos pós-GRUNGE. Além de Bain, o cachorro de três pernas consistia do vocalista Chas West (ex- BONHAM e ex- LYNCH MOB), guitarristas Carlos Cavazo (ex-QUIET RIOT e ex-RATT) e Brian Young (que passou rapidamente pelo conjunto de DAVE LEE ROTH ) e, mais uma vez, seu velho parça Vinny Appice (ex- BLACK SABBATH, ex- HEAVEN AND HELL), para esse disco bem desconhecido.

08 . WILD HORSES (1979) "The First Album".



Lançado com muito alarde para vendas modestas, os dois discos do WILD HORSES (o debut e o seguinte "Stand Your Ground"), fizeram de Jimmy Bain um frontman pela primeira vez na carreira, ao lado do conterrâneo Brian Hobo Robertson (ex- THIN LIZZY e futuramente no MOTÖRHEAD). Seu Hard Rock melodioso queria se misturar às bandas mainstream e a presença do tecladista / guitarrista Neil Carter (ex- UFO e futuramente no GARY MOORE), e do baterista Clive Edwards (futuramente tocando com PAT TRAVERS, UFO, ULI JON ROTH etc) só fizeram as poucas vendas e rápida carreira parecerem ainda mais desconcertantes.

07 . DIO (1985) "Sacred Heart".



Na época que DIO lançava seu terceiro disco "arrasa quarteirão", Jimmy Bain podia ter orgulho de dizer fazer parte de uma das maiores bandas de Metal da década de 1980. Muito desafortunadamente, as rodas iriam mudar com saída do guitarrista Vivian Campbell (futuramente no DEF LEPPARD e no SHADOW KING) e as respostas injustas que a mídia "especializada em Rock" deram ao álbum. Ainda assim, nada disso podia parar músicas como "King of Rock'n'Roll" e "Hungry For Heaven" (todas co-escritas por Bain) de levarem o disco a ser topo das paradas em muitos países e inclusive disco de platina nos USA.

06 . PHILIP LYNOTT (1980) "Solo in Soho".



Muita gente não percebe isso, mas Jimmy Bain tocou a maior parte dos baixos no primeiro play solo do líder do THIN LIZZY. Durante as gravações, Bain e Lynott foram parceiros no crime, no estúdio e nas boemias pela velha cidade de Londres. Para além de contribuir com o  baixo e até com piano e um montante incalculável de apoio moral, Bain coescreveu "Dear Miss Lonely Hearts", o carro chefe do disco.

05 . GARY MOORE (1983) "Dirty Fingers".



Gravado em 1981 mas não lançado até 1983 (e a princípio só no Japão), essa gema na discografia de Bain e Moore é sempre esquecida. A banda ainda tinha o vocalista Charlie Huhn (ex- TED NUGENT), o tecladista Don Airey (RAINBOW, DEEP PURPLE, OZZY, ZENO etc) e o baterista Tommy "Cotonete" Aldridge (ex- BLACK OAK ARKANSAS e WHITESNAKE). As linhas de baixo distintivas de Bain e sua musicalidade latente foram testadas pela técnica formidável de GARY MOORE e passaram na prova com distinção!

Nota: A banda brasileira INOX fez a versão em português de "Nuclear Attack", em 1986.

04 . RAINBOW (1977) "On Stage".



O breve romance de Bain com RITCHIE BLACKMORE'S RAINBOW incluiu uma aparição na super celebrada turnê de 1977, capturada em toda sua glória nesse álbum. Blackmore constantemente empurrou seu time (que incluía DIO nos vocais, Cozy Powell na bateria e o tecladista Tony Carey) pesadamente para o improviso desmedido, estendendo as músicas e muitas vezes passando do limite; porém Bain não vacilou nas linhas de baixo.

03 . DIO (1984) "The Last In Line".



Para muitos fãs essa é a nata da banda DIO e, surpreendentemente, temos que nada menos que seis dos nove temas do disco foram coescritos pelo baixista Jimmy Bain. Esses incluem a faixa-título, o primeiro single "Mystery" e uma enorme quantidade de músicas que se tornaram clássicos hoje em dia, indo da emergência do Speed Metal em "I Speed at Night" para os riffs poderosos de "One Night in The City" e "Eat Your Heart Out" para o épico cinematográfico "Egypt (The Chains Are On)"; posteriormente coverizado pela cantora DORO.

02 . RAINBOW (1976) "Rising".



Ainda que Jimmy Bain tivesse feito mais nada durante sua comprida carreira musical, seu nome ainda teria alcançado certa imortalidade por seu envolvimento nisso, um dos discos mais importantes (para a formação) do Heavy Metal já feitos. Antes de sua gravação em 1976, Ritchie Blackmore demitiu todos os ex-colegas do cantor Ronnie James Dio (futuramente no BLACK SABBATH) que vieram do ELF, escolhendo Bain e seus novos acompanhantes à dedo. Um deles era Cozy Powell (que depois iria para o WHITESNAKE, GRAHAM BONNET, BLACK SABBATH, BRIAN MAY etc). Os imponentes resultados desse trabalho, "Tarot Woman", "Run With the Wolf", "Starstruck", "Do You Close Your Eyes", no lado A e "Stargazer" e "Light in the Black" no lado B - obviamente - falam por si sós.

01 . DIO (1983) "Holy Diver".



De todos suas contribuições cruciais para o álbuns detalhados até agora, o legado de Bain certamente permanecerá mais associado com o primeiro disco do DIO. O lider Ronnie James Dio, vindo do BLACK SABBATH, explorou as habilidades veteranas de Bain, servindo de exemplo aos jovens Vivian Campbel e Vinny Appice, em seu talento, reputação e experiencia. Bain foi a tijolo-a-tijolo dessa parede clássico estelares, cujo ápice "Rainbow in the Dark" - carro chefe da carreira solo de DIO - foi composta em parceria com (adivinhem só) Jimmy Bain!

*

Willba Dissidente é fã e fanático de Jimmy Bain, lamentando muito o falecimento do ídolo e lembrando que as escolhas de álbuns e opiniões correspondem ao "Ultimate Classic Rock", ou certamente o trabalho em estúdio com o SCORPIONS seria lembrado neste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário