segunda-feira, janeiro 13, 2014

Shock: 2° banda de metal do Brasil luta para lançar 2º disco.



Formada na capital paraibana 1979, dois anos após o STRESS surgir em Belém do Pará, a banda SHOCK foi o segundo grupo no Brasil que se dedicou ao Heavy Metal. Inicialmente, o conjunto era formado por quatro irmãos, todos muito fãs de BLACK SABBATH, porém logo no começo da década de oitenta, um deles saiu do grupo, dando espaço para Américo Caldeira (um fã da banda) assumir os vocais. A formação fechou com, além do citado vocalista, Carlos Roque (bateria), Paulo Roque (baixo) e Edgard Roque (guitarra).

SHOCK ao vivo em dezembro de 2012 no Metal Maniacs Brigade.
Desde 1984 soltando registros fonográficos independentes no formato demo em fitas K7 e cantando em português, foi só em 1992 que a banda lançou seu debut. O clássico "Heavy Metal We Salute" saiu pela Whiplash Records. A repercussão do LP, que trazia nove músicas antigas vertidas para o idioma de Shakespeare, em qualidade de gravação nunca antes alcançada pela banda, foi tremenda. Não obstante estarmos já na década de 1990, o disco continha o clássico Heavy Metal inspirado em nomes como JUDAS PRIEST, ACCEPT e MOTÖRHEAD, agradando em cheio os headbangers ávidos pelo som do rock pesado e pauleira como ele é classicamente entendido.

Poucos após o lançamento do disco, o empresário e produtor Luziano faleceu em um acidente. Tal fato, decepcionou a banda que, não encerrou as atividades, mas deixou o SHOCK no limbo por muitos anos. O grupo ainda atuou naquela década, porém foi da metade dos anos 2000 que se tornou mais ativo. Um novo disco bootleg foi registrados e shows foram feitos (alguns deles internacionais), mostrando que o SHOCK continuava afinado. Em 2012, o selo Kill Again Records relançou "Heavy Metal We Salute You" em cd, numa edição caprichada que incluía alguns  registros  do passado, muitas fotos e recortes de mídia. Paralelamente a isso, já há alguns anos que a banda compunha e gravava, preparando o segundo full-lenght... que finalmente ficou pronto e chama-se "Shadows".


"Shadows" apresenta onze composições inéditas mais uma introdução que irão grudar como tatuagem nos headbangers que são fãs da sonoridade dos anos oitenta. É aquele mesmo som calcado em finais dos anos setenta e começo dos oitenta, pesado como um bloco de metal a se chocar com o chão. As composições são variadas, entre as rápidas, cadenciadas e até uma bela balada, a faixa-título. A produção é a melhor que a banda já alcançou, com todos instrumentos nítidos e perfeitamente mixados e equalizados para a pauleira. Américo continua cantando com a influência em Rob HALFORD que lhe é peculiar, e com inglês digno de quem nasceu nas terra da Rainha. A mesma maestria é apresentada por Carlos no comando das baquetas, abusando de malícia e andamentos variados. Edgard continua seu trabalho de guitarras a la Randy Roads, porém está mais contido e certeiro que outrora. Paulo é o destaque do CD, com linhas de baixo inspiradíssimas, que chegam a atenção do ouvinte. Tal maestria o músico já demonstrava nos registros anteriores, porém o som perfeitamente apurado de "Shadows" torna tal fato tão latente como o calor do meio-dia embaixo do sol em um dia alto verão.

CLIQUE AQUI para ouvir a música nova "Nightmares".

A parte gráfica do disco também é muito bem trabalhada, com encarte em seis páginas no formato folder, que se convertem em 12, com poster, todas as letras, foto na bandeja e demais informações. A capa é belíssima, por juntar a imagem fotografada da caveira com a vela derretida a um fundo de computador da tempestade.


Lançado especialmente para o evento "MMB - Metal Maniacs Brigade", realizado dia 14 de dezembro de 2013, com participação de bandas covers de IRON MAIDEN e KISS, além da autoral FIRETOMB numa fazendo a seis quilômetros de Recife, o disco "Shadows" foi editado, pelo momento, de maneira bootleg. Foram feitas tão somente 250 unidades do disco (em cdr prateado com impressão na mídia), financiadas pela própria banda, para ser vendido no festival de Pernambuco e as unidades sobressalentes foram distribuídas para pessoas da mídia especializada.

CLIQUE AQUI para ouvir a música nova "Shadows".

Assim como fez no passado para lançar seu clássico "Heavy Metal We Salute You", o SHOCK está a procurar de um selo que valorize o trabalho da banda para soltar oficialmente seu novo álbum. O trabalho gráfico, de encarte e gravação será o mesmo, tão somente o disco passará de cdr para cd oficial. Alguns selos já demonstraram interesse, porém nenhum deles fechou o negócio até o momento.

O fato é que estamos diante de um registro fortíssimo de, não só uma das maiores pioneiras do Metal brasileiro, como das mais criativas e persistentes bandas. Esperamos que "Shadows", que contém a mesma química e a mesma mágica dos dias mais gloriosos do Heavy Metal, consiga alcançar o grande público, sendo oficialmente lançado com a grandiosidade que ele merece. Qualidade para isso "Shadows" tem de sobra, só falta ganhar o mundo.



SHOCK apresentando o som "The Train of Life" no IRON MAIDEN Day de 2011.

SHOCK:

Paulo Roque - Baixo
Carlos Roque - Bateria
Edgard Roque - Guitarra
Américo Caldeira - Vocals

Discografia:
Shock Ao Vivo (demo 1993)
Shock (demo, 1987)
Ritual (demo, 1989)
Aquarius (participação em coletânea, 1989)
Heavy Metal We Salute You (Full-length, 1992)
Shock Live (Bootleg, 2004)
Schizophrenic Lunatic - Kil Again Samples (participação em coletânea, 2011).
Heavy Metal We Salute + Bonus (CD, 2012)
Shadows (Bootleg, 2013)



Sites relacionados (em português / inglês):
http://www.metalshock.net/
https://www.facebook.com/metalshockpb
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2358094
http://www.myspace.com/shockbrazilstreetteam
http://www.fotolog.com.br/bandashock
http://www.youtube.com/edgardroque62

Nenhum comentário:

Postar um comentário