segunda-feira, agosto 26, 2024

"A internet não é para sempre. Para onde irão as obras estritamente digitais quando os servidores forem apagados"?

Gafes no palco, Varginha, "Raul falou isso", excessos de "Né", a questão da internet e uma geral na carreira de Willba.

Willba Dissidente, do Rock Dissidente, esteve recentemente no Podkelvinpodcast, do amigo e musicista varginhense Kelvin Oliveira, que está se dedicando a entrevistar artistas locais. Em 70 minutos de papo, o entrevistador conseguiu fazer Willba falar de música, comunicação social e poesia, indo do fim dos anos 1990 até atualmente.

Em 1998, Dissidente começou a se apresentar junto a bandas de Heavy, se tornando notório décadas mais tarde pelos seus textos no Whiplash.Net e por  ter apresentado eventos de Metal por todo o Brasil, como o Maniacs Metal Meeting, por exemplo. "O Rock'n''Roll tem um elemento que é muito hiperbólico, a gente quer levar para  cima, quer colocá-lo em tudo". Em paralelo a esse trabalho, o artista também é poeta e agora está focado no eminente lançamento de seu primeiro livro solo de poesias, o Poemas Dissidentes.



Gravado na sala anexa ao Estúdio da Casa da Rua do Beco, no Santa Maria, em Varginha, o papo foi descontraído e teve questionamentos perspicazes indo do cerimonialismo, organização de eventos (presenciais e lives), os programas de rádio, a Quinta da Boa Música, às viagens físicas e astrais da música pesada; seja como artista ou como fã. "Rock não se aprendia na escola, mas a gente dava um jeito de ensinar", contou o artista sobre o ambiente de descoberta da arte. Mas nem tudo são mares de rosas nos campos de aço e muitas intempéries aconteceram, entre elas o fim da Rádio Rock On Line. Um outro ponto importantíssimo abordado foi a perda de acesso do público às obras de artes, já que hoje em dia nem os arquivos pertencem às pessoas. "A internet é muito legal, muito importante, mas como um complemento à mídia física. Não podemos deixar os livros físicos sumirem. (A mídia digital) é mais uma forma de acesso, mas não se pode restringir às anteriores".

Confira no player a seguir:



"Ninguém vai querer saber desse estilo de poesia maldita que eu gosto e escrevo, nunca ninguém vai ler", declarou o artista que se sentia acuado em mudar de área dos palcos para a poesia. Prestes a lançar o livro "Poemas Dissidentes". Esse livro, inclusive, se tornou emergencial durante a pandemia, quando o artista ficou muito doente e se sentiu-se resignado de não ter terminado e lançado a obra. Com inspiração na poesia ultrarromântica do século XIX, POEMAS DISSIDENTES pensa criticamente a realidade no nosso século XXI. Além do amor, tema recorrente na poesia do Romantismo, Willba versou sobre a melancolia, a incerteza, a dor e o pavor de ser humano e da incompreensão dos outros seres humanos. Com inspiração em Baudelaire, Lord Byron, Augusto dos Anjos e outros "poetas malditos", Willba Dissidente também fez versos sobre a música pesada, defesa de direitos civis e sobre suas próprias interpretações da literatura. POEMAS DISSIDENTES foi aprovado por pareceristas para financiamento pela Lei Paulo Gustavo (que visa ajudar artistas que não puderam trabalhar durante a pandemia), sendo financiado com recursos federais, repassados ao município de Varginha, e administrados pela Fundação Cultural do Município, com base na Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), no Decreto 11.525/2023 e no Decreto 11.453/2023.

"A minha poesia também é Rock'n'Roll", concluiu Willba. A entrevista estreou em 09 de agosto, data de aniversário do artista. E aquela pergunta que muita gente faz: "e você, Willba, não vai voltar para cima dos palcos?", também esteve presente. A resposta pode lhe surpreender. Será que o "exílio auto imposto de Willba está acabando"?

Não deixe de prestigiar o vídeo!

"Todo mundo que é pela cultura, pela paz, pela diversidade, pelo outro, que não tem preconceito, é bem vindo. O Willba está ai, não cortei o cabelo e continuo trabalhando pela cultura da cidade. A gente quer mudar o mundo pela arte".


Conheça e acompanhe o trabalho do Kelvin Oliveira!

https://www.youtube.com/@kelvinfelipe2115
https://www.instagram.com/filipekelvinreal/

*



Nenhum comentário:

Postar um comentário