domingo, setembro 11, 2022

Alice Cooper: as oito músicas dos anos 1960(*) favoritas da Titia.

De acordo com matéria publicada por André Garcia no Whiplash.Net/ em 10 de setembro de 2022.
As escolhas são tão boas que fizemos uma playlist! Em nossa opinião Alice Cooper deveria ter escolhido mais músicas.

(*) Tirando a faixa do JANES ADDICTION, que é de 1990, todas as outras são dos anos sessenta.




Confira a matéria original: As oito músicas que Alice Cooper levaria para uma ilha deserta. 

https://whiplash.net/materias/news_715/344728-alicecooper.html

*
Comentários da Tia sobre cada escolha:

01 - "Bem, The Yardbirds era nossa maior influência. Quando éramos moleques aprendemos todas as músicas dos Beatles, aprendemos todas dos Rolling Stones… Aquelas eram as bandas obrigatórias, tudo que você precisava conhecer, a partir dali você ia desenvolvendo seu próprio estilo. The Who e Yardbirds foram duas bandas que literalmente nos fizeram parar o carro e ficar, tipo: 'O que foi aquilo?' E essa música, em específico, até hoje ninguém fez algo tão inventivo quanto."

(Roger the Enginner, de 1966).

02- "Quando tinha 12 anos, eu morava em Van Nuys, Califórnia, e os The Beach Boys eram a parada antes dos Beatles. 'I Get Around' saiu e era diferente de tudo que havia na época. Aquilo era algo que falava por todos os garotos, sabe? 'Estou ficando de saco cheio de dirigir sempre pelo mesmo caminho. Tenho que encontrar um novo lugar onde a garotada seja legal.' Aquilo fala diretamente comigo até hoje. Toda vez que aquela música toca, eu aumento o volume."

(All Summer Long, 1964).

03 - "O The Who possuía uma estranha combinação: eles podiam tocar músicas pauleiras como 'My Generation', mas também tinham um lado pop. Eles lançaram músicas que eram muito boas, como 'Substitute'. Eu escolhi 'I'm a Boy' porque era totalmente invasão britânica."

(Single, 1966).


04 - "Laura Nyro (nota do Rock Dissidente: que era vegana e LGBT) talvez seja a compositora mais subestimada de todos os tempos. Nos dois primeiros discos dela todas as faixas são hits. O segundo, 'Eli and the Thirteenth Confession' me pegou pela garganta, tipo Burt Bacharach, sabe? Ela era a Burt Bacharach (nota do Rock Dissidente: pianista e compositor estadunidense da mesma época. Mas que chata essa mania de sempre comparar uma mulher com um homem, hein Tia!) feminina. Ouvi aquele disco até arranhar."

(Eli and The thirtheen confession, 1968).


Laura Nyro.

05 - "Nossa banda devorava discos, nós amávamos os que vinham na Ingleterra. As bandas inglesas eram muito criativas, e elas estavam fazendo todo tipo de coisa. Nós ouvimos o In the Court of the Crimson King, do King Crimson, e de cara veio a música '21st Century Schizoid Man'. Eu disse 'Ninguém consegue tocar assim'. Eu já tinha ouvido milhares de bandas, tirando Frank Zappa & The Mothers, ninguém podia tocar como King Crimson. Então eu fiquei literalmente sem palavras."

(In The Court of the Crimson King, 1969).

06 - "James Addiction, outra música que me fez literalmente parar o carro, que era diferente de tudo. Não era como qualquer outra coisa que eu já tivesse ouvido, e até hoje ainda é umas das únicas músicas já feitas".

(Ritual de lo habitual, 1990).

07 - "Paul Butterfield era a versão americana dos Yardbirds. O que Paul Butterfield Blues Band fez com o rock e blues foi de explodir a cabeça."

(East West, 1966).

08 - "Bob Dylan, o laureado poeta americano, ele é tão rebelde, e mesmo assim, se você prestar atenção, tem tanta coisa rolando nas letras desse cara, ele está entre os melhores. Eu tive que escolher uma, mas poderia ter escolhido 50 músicas diferentes de Dylan. Entretanto, por algum motivo essa música sempre me assombrou."

(Highway 61 Revisited, 1965).

*



Nenhum comentário:

Postar um comentário