quinta-feira, abril 09, 2020

EAGLES: site católico italiano encontra o Diabo em contra-capa de disco.

O nosso amado Rock'n'Roll é o estilo musical mais prolixo em mensagens escondidas nos discos e músicas que supostamente tem relação com o Satanismo. Nesse sentido "Stairway to Heaven" do LED ZEPPELIN é um clássico absoluto de tantas mensagens, coincidências e ligações que já SUPUSERAM dessa música com o Inferno. Ainda que os reino unidenses abusassem do ocultismo nas suas composições e o guitarrista Jimmy Page até chegou a comprar uma residencia de Aliester Crowley na Escócia, há uma outra canção que chega perto do sucesso do disco "Led Zeppelin IV" quando o assunto são SUPOSTOS pactos com Lúcifer.



Estamos falando de "Hotel California", que os estadunidenses do EAGLES lançaram ao fim de 1976. O solo de guitarra que tem feito muito casais dançarem agarradinhos, a letra misteriosa e todas as acusações que o Hotel fosse sede da Ku Klux Klan (racistas e fundamentalistas cristãos) ou da Igreja de Satã (que nega as religiões abraâmicas e é contrária ao racismo) já são muito conhecidas. Acontece que um site católico da Itália encontrou o próprio Diabo e Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã, na contra-capa do do quinto disco da banda e ainda diz ter desvendado um dos trechos mais enigmáticos da letra!


Escrita por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey, "Hotel California", a música, fez o disco que carrega seu nome vender mais de 16 milhões de cópias pelo mundo; o maior sucesso do EAGLES. O edifício na capa da álbum, que tanto gerou polêmicas quanto a sua história e localização, realmente existe e de fato é um hotel; só que de luxo.

É o Beverly Hills Hotel, que fica no número 9641 da Sunset Boulevard em Los Angeles, Califórnia, sendo frequentado por estrelas do cinema e do Rock. Nós vamos apresentar então a interpretação do Centro Culturale San Giorgio, fundado em Ferrara, na Itália, no ano de 1990, e cuja a missão, auto-imposta, é expandir a doutrina social do Magistério da Igreja Católica em nível cultural. Em suma, criticam o aborto, o feminismo, legalização das drogas, os LGBT's (*) e tem em seu site um acervo enorme de músicas com supostamente mensagens subliminares satânicas.


Ainda que os boatos que dizem que os membros do EAGLES sejam satanistas tenham surgido em 1977 por um pregador fundamentalista evangélico do Sul do Estados Unidos, esses já foram desmentidos em todas as oportunidades pelos membros da banda. O site italiano analisou a foto interna da capa gatefold do LP para encontrar duas imagens, ainda que não muito nítidas, que em que Anton LaVey estaria escondido na festa do saguão do Hotel California. Na versão do LP brasileiro, é a foto ao lado da letra de "Hotel California".

Nos três arcos do canto superior direito há uma figura calva de cavanhaque que o site indica que pode ser o sumo sacerdote da Igreja de Satã. Contraditoriamente, o site indica que LaVey talvez possa estar escondido atrás de um lustre perto do personagem não identificado. Quiças um truque de fotografia para a mesma pessoa aparecer duas vezes na mesma foto? Ou um sósia? Tudo muito improvável, contudo.



Adicionando novidade, os italianos encontraram duas figuras sinistras atrás da banda, uma delas assustadora como um demônio e outra de chifres. Os católicos da península argumentam que essas figuras são atores vestindo máscaras de animais e demônios como as que são usadas em rituais satânicos. Para corroborar a análise italiana, é argumentado ainda que a letra diz de se "matar a besta com punhal de aço" e "que esse vinho (spirit em inglês) não é servido desde 1969", porque nos mesmos rituais da religião de LaVey se usam espadas e que a fundação da Igreja de Satã é do ano de 1969 e o "spirit" citado na canção não é vinho e sim o espírito santo!!!!


Anton Szandor LaVey faleceu aos 67 anos em 1997 vitima de um ataque cardíaco. Até onde essa reportagem pode apurar nunca foi questionado se realmente participou da capa do disco do EAGLES. Já os membros da banda, afirmam, categórica e explicitamente que todos os presentes na capa do disco são figurantes os quais eles nunca tiveram contato anterior ou posterior. Sobre a letra, os autores reiteram que ela é uma metáfora ao estilo de vida hedonista que muitas bandas levavam; em especial na década de 1970. Para encerrar com chave de ouro e concluir sua análise, o site italiano "lembra" que nome da banda vêm do antropólogo peruano Carlos Castañeda, cujo maior sucesso como escritor é o livro "A erva do Diabo", de 1968. Novamente, e como todas a outras afirmações anteriores, essa carece de fontes ou confirmações.

O Rock Dissidente finda seu artigo lembrando que o fundamentalismo e toda forma de fanatismo religioso e conservadorismo são contrários à sociedade multicultural de que o Rock'n'Roll, como estilo musical e de vida, depende para existir livremente. Adicionamos que as mesmas pessoas que buscam "pelo em ovo" para provar que o Rock'n'Roll é ruim e danoso são aquelas que usam a bíblia cristã para destilar preconceitos contra a luta de outras minorias, como mulheres e LGBT's.

Após ler o artigo, ouvir a música e analisar as fotos e fatos, comente sua opinião. Os católicos italianos estão viajando ou a interpretação deles tem sentido?

*

Site relacionado (em italiano):
http://www.centrosangiorgio.com/rock_satanico/pagine_significato_covers/cover_hotel_california.htm

(*) Nota do editor: o site do Centro Cultural São Geórgio não se diz homofóbico, mas seu discurso diz que homossexuais devem enfrentar, individualmente, a ira de deus e se opõe a músicas, filmes, livros etc que tratem outras sexualidades que não a hétero e cis como normal. Todavia, tratar como anormal alguém por conta da identidade sexual dessa pessoa é exatamente uma característica da homofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário