quinta-feira, outubro 24, 2019

Motörhead: Lemmy odiava os políticos conservadores dos EUA.


Há uma ideia generalizada que o ex-frontman do MOTÖRHEAD, Ian Fraser Kilmister, mais conhecido pelo apelido de Lemmy, era apolítico, apartidário e odiava todos os políticos por igual. Ainda que hajam enxertos e  pedaços de entrevistas que tendenciosamente dão a entender isso sendo amplamente divulgados pelo internet, é preciso lembrar que Lemmy mais comummente fazia campanha aberta contra o Partido Republicano do Estados Unidos, país onde o musicista britânico residiu de 1990 até falecer em 2015. Enquanto que quem propaga as ideias de "Lemmy odiava todos os políticos" o faz normalmente para defender a direita (o chamado "isentão"), quem conhece um pouco mais da vida do ex- HAWKWIND e fundador do MOTÖRHEAD vai perceber que ele era contrário ao partido simbolo do conservadorismo nos Estados Unidos.

https://www.tmz.com/2015/11/13/motorhead-lemmy-george-bush-phil-taylor/

Em artigo publicado pelo site TMZ em novembro de 2015, o frontman argumenta ao blog Classic Rock, que George Bush, ex-presidente dos EUA pelo Partido Republicano, é quem deveria ter falecido ao invés de Phil "Animal" Taylor, ex-baterista do MOTÖRHEAD. Além de devastado pela morte do companheiro Lemmy diz "eu realmente fico puto que Phil Taylor tenha falecido enquanto o George Bush continua vivo".



Fonte: TMZ.

Ainda que se posso argumentar que desejar a morte de um político de um partido não é o mesmo que defender seus opositores políticos, em outra entrevista, dessa vez publicada pelo site Blabbermouth.net/, Lemmy defende abertamente Barack Obama, do Partido Republicano, que foi duas vezes presidente dos EUA, vencendo nos pleitos de 2008 e 2012 justamente o Partido Republicano de George Bush e outros conservadores.

https://www.blabbermouth.net/news/mot-rhead-s-lemmy-there-are-no-bigger-bastards-than-the-republican-party/

Acompanhe esse trecho da entrevista conduzida em abril de 2010 por Sarah L. Myers, do site Stay Thirsty.

Myers: Como você se sente sobre o que está acontecendo na hoje na política dos Estados Unidos?

Lemmy: Bem, Obama deveria ter sido um pouco mais sutil antes de conseguir o conseguir o cargo, porque ele falou uma boa conversa, e agora ele não está realmente avançando. Acho que ele está tentando, posso dizer isso. Eu acho que ele está se esforçando muito, mas ele está sendo criticado pelos republicanos o tempo todo e isso é foda, você tá me entendendo? E ele não tem coragem de peitá-los. Ele deveria apenas arrumar a casa, entende. Eu não sei o quão desesperado ele vai ter que estar antes de fazê-lo. Mas será tarde demais se ele não o fizer logo.

Myers: As pessoas falam que é porque ele foi senador muito jovem e não tem o tipo certo de experiência.

Lemmy: Ele não tem a experiência de ser um filho da puta, e é isso mesmo, cê me entende? E esse que é a questão. Não existem maiores filhos da puta que os do Partido Republicano, você tá me entendendo?



Ressaltamos ainda a diferença entre ser apartidário (não se ater a partidos políticos ou ter preferência por eles) e apolítico (aquele que não se interessa por política ou por ela tem aversão), o que os depoimentos de Lemmy não demonstram que ele é. Lemmy se interessava sim pelas questões políticas do seu tempo, e inclusive defendia um lado, aquele contrário ao conservadorismo. O que se percebe é que Lemmy não era contra existirem políticos, mas sim contra os políticos de carreira, que estão no poder para ganhar o deles, defender quem os pagar mais e nada fazem de útil; o que existe em qualquer partido, notadamente nos conservadores.

Então, da próxima vez que lhe mostrarem um meme descontextualizado do Lemmy dizendo "todos os políticos são filhos da puta", lembre que ele já defendeu abertamente um "filho da puta" e disse que o partido político dos conservadores possui "os maiores filhos da puta de todos".

*
Rock Dissidente agradece ao amigo ouvinte Fabrício Valle, guitarrista do RED RAZOR, pela contribuição com os links e a Martha Rangel Urbano, de Belo Horizonte, MG, e Victoria Romano, de Dublin, Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário