quarta-feira, maio 09, 2018

Tressultor: Ateísmo, canibalismo e moshs violentos na sua segunda demo.


RESENHA - Cartel de Juarez - Tressultor.
NOTA: 8,0.

Em São Bento do Sul, Santa Catarina, o quarteto TRESSULTOR, está fazendo algo novo ao aliar o Thrash Metal groove dos anos noventa com vocais cantados em português, como era na época dos primórdios do estilo no Brasil. Acompanhe "Cartel de Juarez", segunda demo dos meninos e tenha cuidado: a próxima empadinha que você comer pode vir recheada de carne humana!




Quando o Thrash Metal começou no Brasil, os grupos baluartes do estilo, DORSAL ATLÂNTICA, KORZUS, LEVIAETHAN, TAURUS, ANTHARES, OVERDOSE até o RATOS DE PORÃO cantavam em português. Com a advento do fenômeno SEPULTURA (que já começou cantando em inglês), em especial nos noventa, todas essas bandas citadas estavam cantando em inglês. Muitas deles pegaram influência de EXORTATION e PANTERA e pisaram fundo no acelerador dos anos 1990 deixando os andamentos mais rápidos e "paradinhas matadoras" de lado para se tornarem grupos de Groove Thrash; também conhecido como "Pula-Pula". Nessa época não tinham bandas fazendo groove cantando em português, todas estavam no inglês. Não que o TRESSULTOR, tenha parado no tempo, já que no seu som se notam influências de grupos de Metalcore como HATEBREED, PROJECT 46 e outros.



O pessoal que só curte o Thrash Metal das basqueteiras pode estranhar esse som mais calcado nas bases sobre bases, com menos solos, ainda que existam aqui ou acolá, assim como o pessoal mais fã de PANTERA, pode desconfiar dos vocais em português; mas quem curte pancadaria, mosh-pitt, palavrões e temas sangrentos se divertirá nos 14 minutos de duração dessa demo. A abertura em dedilhado de "Ateu" dá um clima, o som fica na base mais cadenciada e de repente desce a laje do pré-refrão em diante.  A faixa título é a que tem a letra mais repetitiva e é seguida de "Direção ofensiva" em que há um flete com o Death Metal. O destaque do disco é "Deliciosas empadas da Dona Isabel".



Esse tema tem o melhor refrão, um solo bem legal, além do andamento ser mais calcado nos clássicos do Thrash e menos moderno. Todavia, o ponto alto do destaque do disco é a letra da canção. Ainda que o título possa parecer cômico a música descreve com exatidão de detalhes bizarros e sangrentos o violentíssimo episódio de canibalismo e serais killers ocorridos recentemente na nordeste brasileiro.

Quem se interessar e quiser saber mais sobre o caso:

https://www.vice.com/pt_br/article/gy8mvx/o-jogos-mortais-brasileiro-canibais-de-garanhuns

O fanatismo religioso de origem judaico-católico gerou no sertão do nosso Brasil uma série de crimes mais impetuosos que qualquer filme B, explotation, australiano como "Jogos Mortais". Não é à toa que o cd-demo comece defendendo o ateísmo e acabe no caso da seita conhecida como "O Cartel". E inclusive a personagem Juarez da faixa-título está também no número "Direção Ofensiva", dando a segunda demo do TRESSULTOR um aspecto de disco conceitual.

"Cartel de Juarez" pode ser comprado diretamente com os meninos da banda por R$10,00 pelos links relacionados (ao final da resenha). O cd vem em mídia cd-r sem impressão em caixa acrílica com encarte contendo as letras. Por se tratar de uma demo é perdoável ter sido usado o mesmo desenho na traseira e contra-capa. A gravação de "Cartel de Juarez" é ao vivo no estúdio e tendo em vista esse gênero de registro de som é bem legal para se curtir.

O TRESSULTOR já está na sua segunda demo, ainda que agora - no geral - as músicas estejam mais curtas; mas quem curtiu a primeira também irá apreciar essa. É esperar que eles mantenham o nível nos próximos lançamentos.

TRESSULTOR:
Hans Kechele -  Vocal e baixo.
Acelmo Kurowsky - Guitarra.
Renahn Grosch - Guitarra.
Lucas Cruz - Bateria.

Discografia:
Epidemia (Cd-Demo, 2014).
Cartel de Juarez (Cd-Demo, 2017).

Cartel de Juarez - nacional - indie -  13:45

01 . O Ateu (04:33)
02 . Cartel de Juarez  (03:08)
03 . Direção Ofensiva  (02:46)
04 . Deliciosas Empadinhas de Dona Isabel (03:17)

NOTA DO AUTOR: Willba Dissidente é vegetariano, mas caso não fosse se tornaria agora após descobrir pela demo do TRESSULTOR esse grotesco episódio ocorrido no interior do Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário