quinta-feira, fevereiro 01, 2018

Gallaxy: uma banda de outro mundo no Hard 'n' Heavy oitentista.

Resenha - Time to Surrender - Gallaxy

Nota: 9,0.


O apelo melódico do Hard Rock, mas com a ousadia de de construções instrumentais mais ousadas e solos alongados típicos do Heavy Metal tradicional. Essa é a proposta da banda sorocabana GALLAXY. O quinteto formado em 2009 com o intuíto de fazer covers de grandes medalhões do gênero como KEEL, ROUGH CUTT, HELIX etc retornou em 2013 com nova formação e proposta de som autoral com culminou no EP "Time to Surrender", lançado em 2016.





Dizer que desde "Follow Your Dreams" do SLIPPERY, de Campinas / SP, que um EP de estréia de uma banda nacional não empolgava tanto é um modo bem acertado de descrever o que se ouve nos 30 minutos de músicas registrados em "Time to Surrender" do GALLAXY. O grupo de Sorocaba, interior de São Paulo, mostra muita influência de grupos nacionais como GOLPE DE ESTADO, A CHAVE DO SOL, AZUL LIMÃO, aliados a outros estadunidenses que fizeram a cabeça da geração anos oitenta como DOKKEN, GREAT WHITE, WHITESNAKE, Ainda que o apelo visual e sonoro do GALLAXY agrade em cheio os saudosistas dos anos 1980, o grupo conseguiu criar algo próprio, e mostra também resquícios setentistas de, por exemplo, BOSTON, nas introduções com contagens regressivas e climas que fazem sentir a atmosfera espacial.



A viagem já começa na faixa instrumental de abertura  "(All Throught) The Gallaxy" cujos bumbos duplos bem trabalhados e os duetos de guitarras dobradas com o baixo segurando sozinho a base, no mesmo estilo que o IRON MAIDEN "pegou" do THIN LIZZY, já mostram o que nos espera nesse universo."The Warm Thrill of Rock'n'Roll"mostra o simpático vocal de Fábio Gallaxy com seu agudo que vai até aguenta sem desafinar (bem no estilo ANDY DERIS) dando um charme à composição. Diferente de muitos medalhões do Hard Rock, aqui o refrão demora a aparecer e após esse o baixo proeminente de Fabrício com a guitarras em fúria de Allan e Eric dão o tom do tema convidando o ouvinte a cantar o "oooo" com o grupo durante o solo.




"Time to Surrender" é uma balada suis genere. Se o mundo da música fosse justo ela seria um hit imediato. O refrão marcante, gostoso de cantar junto, as guitarras dobradas na intro, o baixo trabalhando nas notinhas, tudo isso soma pontos na vitória do GALLAXY os jogando anos luz das outras bandas do estilo. Não podemos esquecer de dar os méritos Jr. Jacques, que junto com o conjunto fez um trabalho excelente tirando o som na medida certa para o Hard'n'Heavy; não tão limpo como no A.O.R. ou sujo como no Metal. A competência segue em "Searching for Love". Esse tema, que é um Hardão mais tradicional com um toque metal e backing vocals 'exagerados', possui os solos mais legais do EP.



"For all The Eternety" é outra vez o caso de uma balada que seria um hit radiofônico imediato caso o GALLAXY tivesse uma gravadora ou um selo os apoiando. É como o KICK AXE que vendeu "Hunger" para o KING KOBRA e a mais música fez tanto sucesso como cover que (quase) ninguém sabe que ela é uma composição dos canadenses. A introdução nesse tema original é épica, que além do refrão mais legal ainda possui a linha de baixo de maio destaque no cd. O GALLAXY co-produziu o disco, o que garantiu não interferência na duração da música, que acaba num dedilhado muito legal. "Prisioner of The Night", a faixa de encerramento é a mais Heavy Metal do trabalho. O destaque vai para o tempo acelerado no pré e no pós-refrão. O trampo acaba como começou, em sons de espaço, e esperamos que a jornada do GALLAXY, rumo ao reconhecimento que nenhuma outra banda brasileira jamais teve, esteja apenas começando.

"Time to Surrender" vem caixa acrilíca com mídia impressa e encarte de quatro páginascom ótimas fotos e todas a informações pertinentes ao álbum. A estrutura gráfica do cd é toda em tons de azul e roxo relembrando o espaço; o que serviu como uma luva. O único deslize é repetir, ainda que em disposição diferente, as fotos da contra-capa na bandeja (mas que banda ainda gasta imprimindo foto na bandeja atualmente mesmo?).

Quem quiser adquirir o trabalho deverá entrar em contato com o GALLAXY pelo facebook da banda, link no fim da resenha.




GALLAXY :

Fábio Gallaxy - Voz
Alan Aquino - Guitarra
Eric E. Motta - Guitarra
Fabrício R. Matos - Baixo

Músico convidado: Marcelo Cyclope Fernandes - Bateria



Após um recesso durante o ano de 2016 o GALLAXY retornou com Vinny Bassanino no comando da caixa, tons, pratos, pedal e surdo.

"Time to Surrender" - Independente - Nacional - 29:22.

01 . (All Throught) The Gallaxy (02:21)
02 . The Warm Thrill of Rock'n'Roll (05:24)
03 . Time to Surrender (04:41)
04 . Searching for Love (05:11)
05 . For All the Eternety (06:22)
06 . Prisioner of the Night (05:21)

Sites Relacionados (em português):

https://www.facebook.com/pg/Gallaxy-555301957822922
https://soundcloud.com/eric-gallaxy

VERSÃO DESSA RESENHA NO WHIPLASH.NET/
https://whiplash.net/materias/cds/277750-gallaxy.html
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário