quarta-feira, fevereiro 01, 2017

Búlgaria: grafites homenageiam Dio, Lemmy, Tarja e outros rockers célebres.


Ronnie James Dio foi muito mais quem um rocker ou um headbanger. O envolvimento mais notório do  vocalista com as causas sociais aconteceu em 1985, ao capitanear o projeto Hear an Aid para obtenção de fundos para ajudar no combate à fome na África, mas não foi o único. Na cidade litorânea de Kavarna, no Mar Negro, o ex-vocalista do BLACK SABBATH, RAINBOW, ELF etc participou ativamente numa campanha de oito anos para a libertação de enfermeiras búlgaras que estavam presas na Líbia. O povo búlgaro agradeceu ao herói, que tocou cinco vezes na cidade de 12mil habitantes, erguendo no final de 2010 uma estátua de DIO sobre pedras retiradas do fundo do Mar Negro.

 

Localizada no parque central da cidade, a ode ao "santo mergulhador", faz parte do projeto "Wall of Rock", idealizado pelo prefeito Tsonk Tsonov. Lar do festival Kavarna Rock Fest, que recebe headbangers de toda Europa no estádio da cidade anualmente desde 2006, e onde, nos três dias de evento, já tocaram ARIA, STRYPER, HELLOWEEN, UFO, MSG, TWISTED SISTER etc e o próprio DIO com o HEAVEN & HELL em 2007, o projeto visual da cidade ficou pronto em 2016.



O projeto "Wall of Rock" consistiu em matar a monotonia dos principais edifícios do centro da cidade com grafites em homenagem a rockers célebres.



Muito se fala e se diz da Europa como modelo de progresso e civilização, todavia, a iniciativa da prefeitura da cidade búlgara em incentivar o grafite e gastar com cultura é totalmente antagônica, por exemplo, com a do atual prefeito de São Paulo. Ex-apresentador de um programa de TV de baixa audiência, o milionário João Dória (que alguns acham parecido com o próprio DIO) está mobilizando 500 guardas civis e mais policiais do DEIC, implantando câmeras e TIRANDO dinheiro que seria mobilizado à educação (cortando o programa Leve Leite e ameaçando reduzir 'gastos' com material escolar e transporte dos alunos para isso) para isso.




Com quais modelos de urbanismo você acha que Ronnie James Dio se identificaria mais? Certamente, que os prefeitos brasileiros tem muito o que aprender com a administração municipal de Kavarna.

O Rock Dissidente agradece a Márcio Baraldi.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário