domingo, outubro 20, 2013

OVERKILL: Thrash Metal que em 1982 era Dark Glam.

OVERKILL era própria definição do Dark Glam em 1982.
Formada em 1980 sob o nome de VIRGEN KILLER, a banda estadunidense OVERKILL construiu ao longo das décadas a reputação de ser referência mundial quando o assunto é Thrash Metal. Em 1981, com a entrada do vocalista Bobby Blitz formou-se o núcleo com o baixista D.D Verni, que manteve-se inalterado desde então. Entretanto, como acontece com a maioria das bandas, o som e visual do OVERKILL foi mudando ao longo do tempo. Exemplo disso é essa foto de 1982, em que o grupo exibia o visual que pode ser definido como "uma versão das trevas do TWISTED SISTER", que atualmente classificamos como DARK GLAM.



Maquiagem pesada e escura, combinada a cabelo repicados e roupas andróginas que são uma versão mais escura dos modelos usados pelas bandas de Hard Rock / Heavy Metal do período, definem esteticamente o Dark Glam, que musicalmente vai do Sleaze Glam ao Metal Extremo (com letras que abordam temas sombrios, proibidos e bizarros), que é quase uma descrição completa da foto acima. Neste retrato, o visual do OVERKILL assemelha-se à bandas como LIZZY BORDEN, WITCH, HALLOWEEN e outras pioneiras, que anos depois os adeptos do Thrash Metal passaram a chamar pejorativamente de posers. Infelizmente, para nós, essa formação Dark Glam do OVERKILL não deixou um único registro. No ano seguinte, 1983, com a saída do guitarrista Danny Spitz, que conheceria fama e fortuna com o ANTHRAX, e maquiagem mais leve, o grupo lançou a demo "Power In Black", cujos temas abordados são todos mórbidos e soturnos, sendo uma transição para a sonoridade que definiria posteriormente a banda.

Em 1983 o OVERKILL ainda exibia elementos Dark Glam em seu visual, mas já começava a abandoná-los.
Ironicamente, o K-7 de cinco músicas vinha com um aviso de radicalismo, "dedicado a todos os falsos pederastas, posers, impostores nos clubes. Enfiem essa fita no c*", e outro vampiresco "não exponha o cartucho a luz do sol, ou ele pode ficar todo f*dido". Combinando com sina do Dark Glam, que as bandas que insistem no estilo não chegam a lugar algum, o OVERKILL conseguiu uma carreira estável, cujo começo pode incomodar os mais radicais fãs do Thrash Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário